Vragen en antwoorden Een vraag stellen V: (Vertaald door Google) Ik zou graag willen weten of ik de tickets van Fluminense x ldu op 14 september via internet kan kopen, zo ja waar (Origineel) Gostaria de saber se da para comprar os ingressos do fluminense x ldu dia 14 de setembro pela internet se sim aonde A: (Vertaald door Google) Op dit moment voor de partners.
Contents
- 1 O que houve no Maracanã?
- 2 Quando o Maracanã vai voltar a ter jogos?
- 3 Quem tá jogando agora no Maracanã?
- 4 Qual é o time que tem a maior torcida do mundo?
- 5 Qual é o maior campo de futebol do mundo?
- 6 Porque o Maracanã está fechado?
- 7 Porque Flamengo não está jogando no Maracanã?
- 8 Quando Maracanã vai fechar?
- 9 Qual é o time que não tem estádio?
- 10 Tem jogo hoje no Maracanã?
- 11 Quanto foi o jogo do Flamengo ontem no Maracanã?
O que houve no Maracanã?
08 Sep, 2017 Briga e invasão: veja imagens da confusão no Maracanã na noite do 1º jogo final da Copa do Brasil Muitos torcedores entraram sem pagar no Maracanã, na noite de Flamengo 1 x 1 Cruzeiro, primeira partida decisiva da Copa do Brasil. O setor Sul (entrada C) foi o alvo do “bonde” anunciado em redes sociais e concretizado antes da partida, enquanto integrantes de duas torcidas organizadas do time carioca (velhas rivais, embora usem as mesmas cores) brigavam nos arredores do estádio.
A Torcida Jovem (TJF) está banida dos jogos até 2020, desde a morte de um torcedor do Botafogo em conflito com rubro-negros no dia 12 de fevereiro, do lado de fora do Estádio Nilton Santos, também conhecido como Engenhão.
Na noite de quinta-feira, componentes da organizada fundada em 1967 enfrentaram seus velhos adversários da Raça Rubro-Negra, criada uma década depois. Convocação para ‘invasão’ do Maracanã publicada em rede social Reprodução Como anunciado pelas redes sociais, houve tentativas de invasão em vários portões do Maracanã. Desta vez não conseguiram no acesso ao norte, onde se concentram as organizadas, tampouco na leste superior, mais próximo para então acessar o tradicional e preferido lado à esquerda das cabines de rádio e TV, saltando apenas uma grade e alcançando o ponto desejado na arquibancada.
- Na sul, tanto forçaram que entraram ( veja vídeo acima ) pelo menos centenas sem ingresso;
- Já acontecera invasão no jogo semifinal diante do Botafogo, algo celebrado em redes sociais ( veja abaixo ), com referência a um cântico conhecido da Torcida Jovem do Flamengo — ” Um dois, três, solta os bichos de uma vez “;
A tática é a de sempre, o chamado “cavalo doido”, com uma multidão forçando a entrada em determinado portão de uma só vez, até romper a barreira. Depois da semifinal Flamengo x Botafogo, invasão foi celebrada Reprodução A conclusão da Polícia Militar é: integrantes da Jovem Fla que já eram violentos, agora que a organizada está banida, fora do programa sócio torcedor corporativo e sem acesso à compra de ingressos, têm comportamento ainda pior. Estaria sem liderança, seu último presidente segue foragido sob acusação de homicídio — clique aqui e leia —, e ainda mais incontrolável. “Criou-se uma facção, é assim que eles têm se comportado nesses dias de evento”, resume o Major Carlos Vidal Martin, Chefe da Seção de Planejamento Operacional do 6° Batalhão, que comandou o policiamento externo na noite de quinta.
- Para ele, parte da organizada vem agindo sem medo de punição, afinal, a torcida está banida e não há mais o que se fazer, na prática, contra ela;
- Assim, grupos que seriam da TJF enfrentam seguranças, polícia, força os portões externos e invade setores internamente com o objetivo de chegar ao seu local tradicional, atrás do gol à esquerda, no norte do Maracanã;
Mais uma evidência de que a punição deve ser ao indivíduo, não ao grupo, algo claramente ineficaz. Já a Raça, que tem longa rivalidade de brigas com a Jovem, não está banida, o Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) tem autorizado instrumentos e camisas. Em rede social, invasão do Maracanã é elogiada Reprodução Pessoas que se identificam como componentes da Jovem promoveram a mobilização para invadir o Maracanã. Entre os que se manifestaram celebrando o êxito na investida, gente conhecida no meio como líderes destes chamados “bondes”. Utilizar as imagens das câmeras do estádio para identificar e punir é necessário, como forçar líderes desses movimentos que se apresentem à polícia em horários e dias de jogos.
Quando na noite da final da Copa do Brasil os dois grupos protagonizaram batalha nas ruas próximas ao estádio, tivemos mais uma evidência do quão inútil é a torcida única, pois o conflito não envolvia cruzeirenses.
“Nós fomos acompanhando e monitorando a movimentação da Jovem, que circulava o estádio e era barrada pela PM em diferentes portões. Tentaram entrar para o norte pelo lado da Uerj e foi barrada, e assim em outros portões. Então a turba foi se deslocando, até achar um local onde conseguisse entrar”, relata o Major, que pelo rádio se comunicava com os policiais em deslocamento na tentativa de deter os invasores, o que em dado momento não aconteceu.
Durante a transmissão da partida pela TV, companheiros de emissoras que nela trabalhavam não tinham ideia do que estava acontecendo no anel superior, onde a confusão se formara. Torcedores no setor sul, à direita das cabines, querendo ver o jogo na área central, na leste, como chegou a ser dito? Óbvio que não.
Eram invasores sem ingresso que entraram pelo sul e queriam (alguns conseguiram), atravessar na marra da sul para a leste e posteriormente da leste para a norte. Torcedores comentam invasão do Maracanã em rede social Reprodução Estava claro aquilo para qualquer pessoa que conheça o Maracanã e suas torcidas, que entenda e observe o ambiente onde está inserida e o comportamento desses torcedores/invasores. Um jogo que teve todos os ingressos vendidos para sócios torcedores dificilmente teria tais ações de vandalismo, quebra de grade e confronto com seguranças apenas pelo angulo de visão da partida. Havia algo mais ali, claro. “Eles queriam não só entrar no estádio, como ocupar o local tradicional onde sempre ficou a Torcida Jovem, é uma defesa de território, também”, acrescenta o Major Martin, que considerou o efetivo de 270 homens na parte externa adequado.
- “Esses locais de encontro e contato entre torcidas que brigam estão sendo monitorados pela PM, temos desenvolvido ações em locais de confronto, e os participantes precisam sofrer as sanções do código penal”, diz;
Para o chefe do policiamento, a briga entre TJF e RRN ocorreu quando pessoas que seriam da Jovem chegaram à Rua General Canabarro, área frequentada pela Raça. “Foram num pequeno grupo para lá e houve a briga, tinham a intenção de praticar delitos e foram repelidos por torcedores que seriam da Raça Rubro-Negra.
Mas ali havia também familiares que gostam de ficar perto da bateria, cantando, curtindo de maneira saudável, isso tem que ser incentivado”, explica. O policiamento se instalou em pontos estratégicos, como nas saídas do metrô, e ao mesmo tempo procurava ficar mais atento aos novos deslocamentos de grupos.
Numa espécie de clandestinidade, a Jovem, ou quem dela seria integrante, se transformou num problema ainda maior. Se oficialmente ela não existe mais, na prática mantém sua capacidade de mobilização, tornando o trabalho do policiamento ainda mais difícil nessas ocasiões. Momento em que invasores tentam avançar do sul para o leste Reprodução TV “A Jovem funciona como várias células, grupos regionais, os pelotões, com lideranças próprias que precisam ser identificadas. Precisamos pegar os de segundo escalão, que se comunicam entre si e têm capacidade de organização, jogar um holofote, identificá-los e prendê-los, isso é trabalho de investigação, da polícia civil. Precisa haver quebra de sigilo telefônico, etc”, sugere o Major do 6º Batalhão.
- Marin acrescenta que, sobre a Raça, o Gepe já está com uma representação em andamento, junto ao Jecrim (Juizado Especial Criminal);
- Ele pede que o clube também se envolva e seja cobrado, pois essa torcida ainda compra ingressos direto do Flamengo, como outras organizadas, por intermédio do chamam de Sócio Torcedor Corporativo — clique aqui e saiba mais;
O blog questionou, via assessoria de imprensa rubro-negra, a respeito do que pode acontecer com a RRN devido à briga de quinta-feira, mas ainda não obteve resposta. Marcos Vidal, que é o presidente interino da Torcida Jovem do Flamengo, rebate as acusações sobre o grupo.
“Quem nos acusa deve provar que eram componentes da Jovem nessas confusões. Entendo que pelo histórico da torcida as pessoas nos apontem como responsáveis. Eventualmente pode ser um ex-integrante ou alguém que nunca foi da torcida”, alega ele, que, assegura, não foi ao jogo.
Para o líder da organizada, nem mesmo tendo uma tatuagem da Jovem o sujeito prova ser dela integrante. “Se eu fizer uma da PM, nem por isso serei da Polícia Militar. Conheço um cara que tem tatuagem da Jovem, uma da Raça e outra Urubuzada. Se ele fizer algo errado as três torcidas serão penalizadas?”, questiona. Funcionária da Sunset deu chave de perna e imobilizou invasor. Natali Góes foi premiada com uma diária a mais pelo ato. Segurança de banco, nas folgas trabalha no Maracanã Reprodução TV O chefe do policiamento lamentou o fato de o Jecrim só funcionar no Maracanã na hora do jogo. “A PM atua de forma preventiva, tanto que seis horas antes da partida já havia policiamento.
O presidente interino da TJF defende a punição aos indivíduos. “Em qualquer classe a pessoa responde sozinha, exceto se ficar comprovado o erro coletivo, seja policiais, médicos, professores”. Nisso ele e o Major Martin concordam: “A única saída é tratar pelo código penal, não pelo estatuto do torcedor, que é muito brando para casos como esses”, afirma.
E tivemos muita apreensão de ingressos falsos desde cedo. Mas sem o Jecrim o cambista é detido cedo e fica horas lá dentro, aguardando. Isso nos obriga a tirar um policial da rua para acompanhá-lo até a hora em que o juizado começa a operar. Perco um policial, que sai da rua para tomar conta do cambista.
Precisamos aprimorar isso urgentemente”, adverte. Problemas de difícil solução num Estado que tem outros ainda maiores e não sabe como solucioná-los. O Maracanã, sua situação confusa quanto à gestão, e os tumultos que marcam alguns de seus jogos mais concorridos apenas refletem o que se passa no Brasil e mais especificamente no Rio de Janeiro.
Em meio ao caos, como o futebol poderia ficar de fora? Siga @maurocezarespn Inscreva-se no Youtube Siga no Instagram: @maurocezar000 Fonte: Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN. com. br Mauro Cezar Pereira 24 Nov, 2020 Palo Autuori pelo Athletico-PR Gazeta Press O River Plate visita o Athletico-PR nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), na Arena da Baixada, pela ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores. E o CEO do clube argentino, Gustavo Grossi, falou em entrevista exclusiva ao videoblog sobre o rival brasileiro e seu experiente técnico, Paulo Autuori. Mauro Cezar Pereira 23 Nov, 2020 Gustavo Grossi, CEO do River Plate , falou em entrevista exclusiva ao videloblog como foi o trabalho de recuperação após a dramática derrota para o Flamengo na final da Conmebol Libertadores de 2019. ASSISTA ao vídeo acima. Mauro Cezar Pereira 09 Nov, 2020 Mauro Cezar Pereira 04 Nov, 2020 Mauro Cezar Pereira 27 Oct, 2020 Mauro Cezar Pereira 25 Oct, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 13 Oct, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 07 Oct, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 30 Sep, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 01 Sep, 2020 Mauro Cezar Pereira 26 Aug, 2020 Argentino parece estar de malas prontas para deixar a Espanha, mas situação pode se estender por muito tempo na justiça. Mauro Cezar Pereira 25 Aug, 2020 Mauro Cezar Pereira 23 Aug, 2020 Mauro Cezar Pereira 19 Aug, 2020 Bayern está na final da Champions ESPN Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 18 Aug, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 18 Aug, 2020 Mauro Cezar: Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG ESPN Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 14 Aug, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 12 Aug, 2020 Mauro Cezar Pereira 12 Aug, 2020 O PSG perdia para a Atalanta até os 44 minutos do segundo tempo, mas conseguiu a virada no fim e se classificou para a semifinal da Champions League. Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 12 Aug, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira mais posts Loading.
Qual a capacidade do futuro estádio do Flamengo?
Após a ampliação para 12 mil pessoas em julho de 2021, as obras seguem e a previsão do clube é que a arena tenha capacidade para 27 mil quando ela estiver 100% concluída.
Quando o Maracanã vai voltar a ter jogos?
O Maracanã vai fechar de novo. Pela terceira vez no ano, o estádio precisará ficar um período sem partidas para tratamento do gramado castigado. Laudos técnicos indicaram a necessidade da medida com duração de 20 dias a partir do dia 14 de julho, após a partida entre Flamengo e Atlético-MG pela Copa do Brasil.
- O clube rubro-negro já definiu que mandará em Brasília os jogos contra Coritiba (dia 16) e Juventude (20);
- O Fluminense terá que mudar o palco do duelo com o Bragantino (24);
- Novo gramado do Maracanã já recebeu marcação — Foto: André Durão/ge Em comunicado, a gestão do Maracanã diz que o fechamento tem como objetivo “manter a excelência do campo na fase decisiva da temporada”;
Flamengo e Fluminense investiram R$ 4 milhões para a implementação do gramado híbrido e, por isso, o estádio só passou a ser utilizado em 2022 já em meados de março. Em maio, foi necessário novo fechamento para plantio de grama de inverno. Agora, será a terceira intervenção.
- A previsão com o gramado híbrido é de que suporte 50 jogos por temporada;
- No ano passado, foram 70 jogos e oito trocas para manutenção do gramado;
- Recentemente, o tema foi muito discutido na ocasião do aluguel do estádio pelo Vasco para partida com o Sport;
Flamengo e Fluminense alegaram justamente o desgaste do gramado para tentar brecar a cessão, que acabou acontecendo por ordem judicial.
É verdade que o Flamengo vai construir um estádio?
Na busca por tirar do papel o projeto de um estádio próprio, o Flamengo definiu seu alvo: o terreno do antigo Gasômetro do Rio de Janeiro, no Centro da cidade. O clube terá que negociar com a Caixa Econômica Federal, mas recebeu apoio do deputado federal Pedro Paulo e do grupo político de Eduardo Paes, prefeito da capital fluminense.
- A situação está longe de ser simples;
- A área é a mais valorizada de toda a região do Porto Maravilha, e a Caixa teria empreendimentos economicamente mais vantajosos com a construção de prédios comerciais ou mesmo residenciais;
Por isso, o Fla precisará ser “criativo” para apresentar um modelo de negócios em que a área seja rentabilizada de outras maneiras. — O Flamengo precisa demonstrar para a Caixa, na negociação, que isso é um negócio vantajoso para ela. Na medida que você vai construir um estádio e não prédios comerciais e residenciais, o clube precisa montar um real estate , seja com investimento imobiliário, shopping ou centro comercial, precisa ser inventivo para construir aquilo.
- O custo que tem construir aquele terreno;
- Só o espaço custará ao menos R$ 400 milhões — declarou o deputado federal Pedro Paulo, ao telefone, para O GLOBO;
- Estudo de implementação do estádio do Flamengo no Gasômetro — Foto: Prefeitura do Rio/Cdurp A ideia é que a nova arena tenha características mais verticais, para abrigar o máximo possível de torcedores em um espaço de 86 mil m²;
A inspiração é o Signal Iduna Park, estádio do Borussia Dortmund, que já foi “plotado” no local pela Cdurp a pedido do deputado. A estimativa é que o estádio tenha capacidade de pelo menos 70 mil pessoas, mas é possível chegar aos 80 mil. Mesmo com muitas possibilidades de transporte público, terrenos adjacentes podem ser cedidos para construções que façam parte do complexo rubro-negro, seja com a construção de centros comerciais e shoppings ou mesmo estacionamentos, aos moldes do que o Palmeiras fez com o Allianz Parque.
O antigo Gasômetro é um dos pontos mais centrais de toda a cidade do Rio de Janeiro, perfeita para a chegada de torcedores de qualquer lugar da Região Metropolitana. — Poucos pontos conseguem unir tantos modais de transporte na cidade, é um local de fácil acesso e deslocamento, com grandes avenidas no entorno como a Avenida Brasil, Francisco Bicalho, Radial Oeste e a Ponte Rio Niterói.
Do lado de onde o Flamengo pretende erguer seu estádio, a Prefeitura está construindo um entroncamento de BRTs e VLTs, o Terminal Intermodal Gentileza. Além disso, fica do lado da rodoviária, bem perto do aeroporto Santos Dumont, dos trens da Supervia e do metrô.
Quem tá jogando agora no Maracanã?
Flamengo e Atlético-MG protagonizam, a partir das 21h30 (horário de Brasília) da noite desta quarta-feira (13), no estádio do Maracanã, um dos mais emocionantes jogos de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Se o Galo conta com uma pequena vantagem, após vencer o confronto de ida por 2 a 1 na última semana, o Rubro-Negro acredita que o apoio de sua apaixonada torcida poderá desequilibrar a partida a seu favor. Após golear o Tolima (Colômbia) por 7 a 1, pela Libertadores na última semana, e perder de 1 a 0 para o Corinthians, pelo Brasileiro no domingo (10), a equipe da Gávea sabe que a classificação sobre o time mineiro pode apaziguar de vez o clima junto à torcida. — Flamengo (@Flamengo) July 12, 2022 Para esta partida, o técnico Dorival Júnior tem um desfalque certo, o zagueiro Rodrigo Caio, que teve confirmada uma lesão de menisco no joelho esquerdo. Isto pode ser um problema diante de um ataque que conta com um dos jogadores mais decisivos do futebol atual: o atacante Hulk, que, segundo o treinador do Flamengo, definiu o confronto de ida: “Hulk numa noite muito boa.
A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo. Praticamente definiu a sorte da partida. Duas jogadas individuais”. Com a ausência de Rodrigo Caio, uma possível escalação do time carioca na partida pode ser: Santos; Matheuzinho, Léo Pereira, David Luiz e Ayrton Lucas; João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel Barbosa e Pedro.
O Atlético-MG também chega ao jogo após confirmar a classificação na Libertadores na última semana (com vitória de 1 a 0 sobre o Emelec, do Equador) e de um tropeço no Brasileiro no final de semana (empate de 0 a 0 com o São Paulo em pleno Mineirão). Preparação encerrada na Cidade do #Galo.
O Atlético está pronto para a decisão! 💪🐔 pic. twitter. com/9AICCHIy5S — Atlético (@Atletico) July 12, 2022 Em um momento no qual não vem apresentando um futebol tão convincente, o técnico Antonio Mohamed já deixou claro que valoriza demais a classificação na Copa do Brasil.
E, para que isto aconteça, fará com que sua equipe não sente em cima da vantagem: “Espero que vençamos. Vencer, vencer, passar de fase. Vai ser um grande jogo, uma experiência única, com Maracanã cheio. Estamos muito bem, fortes mentalmente e esperamos ganhar.
Quem é o verdadeiro dono do Maracanã?
Estádio Jornalista Mário Filho
Maracanã | |
---|---|
Proprietário | Governo do Estado do Rio de Janeiro |
Administrador | Flamengo e Fluminense |
Arquiteto | Miguel Feldman, Waldir Ramos, Oscar Valdetaro, Rafael Galvão, Orlando Azevedo, Antônio Dias Carneiro e Pedro Paulo Bernardes Bastos |
Mandante | Flamengo e Fluminense |
.
Qual é o time que tem a maior torcida do mundo?
30 May, 2012 Siga Fernando A Fleury no twitter @f_fleury ou em outras redes Sei que o tema é polêmico, mas antes de inundarem os comentários com gritos histéricos vale apena dar uma lida no post por complete ;o) Segundo pesquisa realizada para Kantar o principal clube inglês: Manchester United é também o clube com mais torcedores espalhados mundo a fora. Nada mais, nada menos que 659 milhões de fãs. Ta bom para você? Tal número parece um exagero, principalmente se analisarmos que em 2007, segundo a mesma fonte, os Diabos Vermelhos não possuíam nem metade deste número em pesquisa do gênero. Pior, se levarmos o número a sério os Reds Devils possuem o dobro de fãs de outros grandes times do mundo como: Barcelona, Real Madrid e Chelsea. A Kantar afirma que o time inglês possui 71 milhões de torcedores nas Américas, 90 milhões na Europa, 173 milhões no Oriente Média e África e 325 milhões na Ásia – incluindo aí 108 milhões de torcedores apenas na China.
Os números da pesquisa são grandes, não apenas na avaliação final, mas também no número de entrevistados: 54 mil pessoas em 39 países, espalhados em cinco continentes. Em recente avaliação realizada pela Forbies ( leia aqui ) o time inglês foi apontando como o clube mais valioso do mundo (US$ 2,24 bilhões) e sua marca foi estimada, na mesma avaliação, em US$ 293 milhões.
Um dos grandes destaques do Manchester United, que pode ter ajudada na questão da representatividade mundial do clube, é sua TV. A MUTV foi lançada em 1996 e hoje está presente em 54 países, alcançado cerca de 1,2 bilhões de pessoas. Apesar de seus principais rivais (Arsenal, Liverpool, Chelsea, Barça) também possuírem estratégias de TV semelhantes o grande diferencial dos Diabos Vermelhos está na gestão da TV.
- Enquanto os clubes rivais terceirizam sua programação para agências como a IMG o ManUn cancelou o contrato com a própria IMG há 18 meses e desde então vem aumentando o número de países que recebem sua programação ao vivo tais como: Indonésia e Tailândia;
E os números devem ficar ainda maiores quando a MUTV puder transmitir ao vivo seus jogos para China e Índia que, hoje, estão proibidos de receber a transmissão das partidas devido a contratos de transmissão com outras operadores. E que fique claro: A Kantar é, apesar do que possa parecer, uma empresa respeitada no Reino Unido na área de pesquisa. br Fernando Fleury 06 Dec, 2019 Tem muito o que se falar sobre o caso do sócio torcedor do Vasco da Gama. Podemos questionar muitas coisas, como por exemplo a capacidade de continuação do engajamento dos torcedores ou o fluxo financeiro continuo ao longo dos próximos meses. Mas a verdade é uma só neste momento: O orgulho vascaíno está em alta e com toda razão Se dentro de campo os times cariocas sofrem com a sensação Flamengo, fora dele a torcida vascaína pode encher o peito e se orgulhar dos 150 mil sócios torcedores e de, hoje, serem a líderes no ranking dos projetos de sócio torcedor no Brasil.
Fonte: Fernando A Fleury, blogueiro do ESPN. com. Parece pouco, mas não é… Quando falamos de marketing nem sempre falamos de retorno financeiro direto. Claro que, neste caso, também temos um retorno financeiro.
Antes da chamada black friday o programa arrecadava R$ 1,3 milhões por mês e agora passa arrecadar pouco mais de R$ 2,5 milhões. Mas, o grande ganho esta na mobilização da torcida e na sensação que o torcedor teve de se tornar parte de uma conquista importante do time.
E se boa parte não voltar a pagar? A campanha foi bem pensada. O plano foi realizado por um valor baixo, mas com pagamento semestral. Então. até Junho do ano que vem o gigante da colina não terá problema neste quesito.
Mas vamos supor que 50% dos torcedores resolvam não renovar seu plano. O que eu, pessoalmente, acho um número improvável. O Vasco manteria, ainda assim, cerca de 75 mil sócios torcedores. Mais do que o dobro dos 32 mil que o programa tinha cadastrado até o inicio de novembro. Em suma, a ação pode render um bom dinheiro aos cofres do Vasco (R$ 12 milhões ano por baixo), mas o principal aspecto, como efeito de marketing é que colocou o Vasco de volta a vitrine, mostrou que seu torcedor, mesmo após anos tão duros ainda esta aí, vivo, e resgatou aquele sentimento de orgulho que todo torcedor gosta de sentir. O flamengo pode até levantar a taça, merecidamente diga-se de passagem, mas o torcedor do Vasco termina 2019 com uma sensação que não sentia já fazia muito tempo. Fernando Fleury 04 Nov, 2019 Por mais que os clubes e a imprensa tentem as discussões que cerceiam o futebol brasileiro estão longe do centro do que por natureza se entendo por marketing. Podemos definir marketing como: “uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles de modo que beneficie a organização e seu público interessado”.
Ou seja, de qualquer forma o Vasco saí ganhando. Outra coisa importante foi a participação dos atletas. Leandro Castan e Talles Magno também se mobilizaram para engajar os torcedores na causa, por exemplo.
Apesar das características próprias, o marketing esportivo pouco difere do marketing a não ser nas peculiaridades do segmento esportivo, que envolvem aspectos como produto, demanda, desejo, necessidade, valor, satisfação, qualidade e mercado. O marketing esportivo é uma extensão das estratégias de praça e promoção de empresas de bens e/ou serviços esportivos.
- Ao ampliar a análise para qualquer empresa de produtos e/ou serviço, é possível avaliar o marketing esportivo como sendo, também, ação promocional para divulgação da marca;
- Em suma, podemos definir o marketing esportivo como: ” um processo de elaboração e programação das atividades de produção, formação de preço, promoção e distribuição de um produto esportivo para satisfazer a necessidades ou desejos dos consumidores e atingir os objetivos das empresas;
É a função que auxilia o Negócio Esporte a aproximar os produtos esportivos e os consumidores por meio de estratégias promocionais, de preço e de praça”. vendas e marketing Ao centrarmos as discussões atuais em balanços ou fechamentos de patrocínios não estamos falando de estratégias de marketing e sim e questões financeiras e comerciais no Brasil. São assuntos importantes, porém distintos da atuação de uma diretoria de marketing. De modo mais claro. os objetivos de um departamento de marketing não deveriam estar relacionados diretamente à trazer patrocínio para um time, por exemplo. Objetivos específicos de um departamento de marketing, de equipes esportivos, seriam: aumento de vendas de produtos relacionados; crescimento da torcida; fortalecimento da marca; aumento do público no estádio; divulgação de produtos e serviços; entre outros… Já o patrocínio pode ser definido como um produto gerado pelo marketing que deverá ser trabalhado pelo departamento comercial para trazer receitas para o time.
Que depois entrará no balanço da equipe e será analisado pelo departamento financeiro. Nas próximas colunas falaremos um pouco mais sobre as atividades de marketing das equipes esportivas e o que vem faltando aqui no Brasil.
Fonte: Fernando A. Fleury Fernando Fleury 02 Jan, 2019 Quando falamos em números e padrões no esporte automaticamente as pessoas pensam em táticas, sistemas de jogos ou treinamentos. Mas, para nós que trabalhamos com Data Science isso nem sempre é verdade. Em nossos laboratórios passa longe de ser verdade. Passamos 100% do tempo estudando números e padrões para entender você. Exatamente. Entender você que está lendo está coluna. Um clique seu, um olhar para o lado e assim por diante.
São pequenas relações, que muitas vezes podem parecer insignificantes para você, mas que nós vamos achar pontos de ligação e significados e com isso identificar caminhos que levarão a resultados positivos para todos: Times, patrocinadores e você, torcedor.
A campanha de lançamento da parceria Puma/Palmeiras é um modelo que mostra como analisar números funciona. A ideia de não usar a cor do rival não é algo que funciona para qualquer time, muito menos para qualquer cor. Transformar o verde esperança em verde de inveja é uma ideia muito boa para a torcida do Palmeiras.
Cria engajamento com a nova torcida, traz a torcida, cria simpatia, sem ofender ninguém. Em pesquisa realizada ano passado apenas 29% dos torcedores afirmaram que não usariam roupas com cores do time rival.
Um índice que pode ser considerado baixo para se fazer uma campanha. hábito dos torcedores brasileiros www. armatorems. com Porém vamos lembrar que a campanha é feita para os palmeirenses, não é uma campanha do Palmeiras. É uma homenagem. E aí vale ver o índice de torcedores do Palmeiras que deixariam de usar outras cores (bem baixo) e de torcedores rivais que deixam de usar o verde (bem acima da média). torcedores que evitam usar as cores do rival www. armatorems. com A sabedoria do Data Science é essa. Usar números a favor de todos. A partir de hoje falaremos bastante disso por aqui. Fonte: Fernando A. Fleury Fernando Fleury 04 Sep, 2017 Por Fernando A. Fleury , Sc. D in Sport Management & Pedro Corat Acesse Sport Marketing Science no facebook Quem acompanha o noticiário esportivo percebe o espaço cada vez mais amplo de temas que fogem do Brasileirão, dos estaduais ou da Copa do Brasil. O futebol jogado fora daqui, sobretudo na Europa, bem como outras modalidades, como a NBA e a NFL, vêm crescendo em mídia e interesse do público brasileiro.
- Esse interesse vem despertando uma série de análises que mostram que muitos dos adolescentes já começam a torcer por times estrangeiros ao invés dos tradicionais times nacionais;
- Duas pesquisas do IBOPE Repucom, uma de 2015 e outra de 2016, trazem informações que deveriam preocupar os departamentos de marketing dos times nacionais;
69% dos entrevistados entre 16 e 29 torcem por algum time europeu de futebol. E 21% dos internautas brasileiros leem a respeito da NFL diariamente. Em cima disso resolvemos entender se esse desejo por esportes e times estrangeiros é real. Ou seja, será que podemos comparar a força com que nós brasileiros torcemos pelos times estrangeiros com a forma como torcemos para os times nacionais? Esta indagação foi o objeto de estudo da pesquisa que realizamos.
O foco da pesquisa não foi apenas o futebol, mas sim torcedores de times estrangeiros, independentemente da modalidade. Natural, portanto, que a amostra tivesse alcance em duas frentes: fãs de times estrangeiros e fãs das ligas norte-americanas.
Ao final, chegamos a algumas conclusões intrigantes: Entre elas a de que sim, existem brasileiros torcedores de times fora do futebol local. Torcedores no sentido real da palavra. Ou seja, existe um grupo de torcedores que demostram se identificarem com os times estrangeiros tanto ou quanto os que se identificam com os times nacionais.
Assim, existe uma geração de torcedores em formação que está sendo condicionada a preferir esportes que nunca fizeram parte do nosso dia-a-dia, por exemplo, NFL ou MLB. Se a modalidade continua sendo o futebol os times europeus também possuem espaço garantido na mente desta geração.
A partir da análise sociodemográfica dos respondentes, identificamos o perfil do tipo fã esportivo: o típico torcedor brasileiro é homem, tem entre 26 e 30 anos, possui renda familiar mensal entre R$ 3. 000,00 e R$ 5. 000,00, cursa ensino superior e possui TV por assinatura, mas não o pacote pay-per-view de esportes disponível na operadora.
- A pesquisa não investigou os motivos que fazem um brasileiro, vivendo a milhares de quilômetros da sede do time, que talvez nunca o veja atuar de perto, se emocionar, consumir, interagir com os demais torcedores de clubes seja do futebol europeu, seja da NBA, da NFL ou da MLB;
Nosso objetivo era entender se os sentimentos que os torcedores de times estrangeiros possuem ou demonstram possuir por seu times são iguais aos dos que se declaram torcedores de times brasileiros. Porém podemos inferir uma série de razões para tal fato.
Uma delas pode estar no próprio futebol brasileiro. Com a carência de conquistas recentes pela seleção e por boa parte dos clubes, o torcedor se viu carente de comemorações, procurando por êxitos em outras searas para não abandonar sua sensação de pertencimento a algum grupo esportivo.
A falta de ídolos locais visto que nossos melhores atletas se encontram fora do país também pode ser uma das causas. O centro da investigação foi verificar se o fenômeno é real do ponto de vista do amor e do envolvimento dos torcedores com os times. Entre os itens pesquisados, encontravam-se o amor ao time – conceito transposto do brand love (amor à marca, isto é, o envolvimento emocional de indivíduos com marcas), a identificação com o time (o quão envolvido, do ponto de vista psicossocial, o torcedor é com seu time), e a intenção de compra (o quão disposto o torcedor está em adquirir itens com a marca do seu time).
- Para desespero dos times nacionais e dos defensores do futebol raiz uma péssima notícia;
- O esporte nutela vem ganhando terreno;
- Os resultados confirmaram não haver diferença no brand love e na identificação com o time entre os dois grupos (torcedores de times locais e de times estrangeiros);
Tais conclusões permitiram atestar a existência de fãs dos estrangeiros, em igual grau de sentimento em comparação aos que preferem os nacionais. Identificação com o time Pedro Corat & Fernando A. Fleury Amor ao time Pedro Corat & Fernando A. Fleury.
Qual é o maior campo de futebol do mundo?
Quanto é que o Flamengo paga para jogar no Maracanã?
08 May, 2018 Flamengo pode voltar a ter Maracanã como casa após acordo com empresa Gazeta Press Flamengo e Maracanã estão prestes a firmar acordo com um parceiro comercial para viabilizar jogos no estádio pelos próximos quatro anos. A empresa assumiria parte do aluguel e dos gastos operacionais em troca da exclusividade de exploração nos chamados “ativos de marketing” do estádio que são, em resumo, publicidade nas áreas não exploradas pela TV, como corredores, telão e nos túneis que levam o público até as arquibancadas.
- Isto garantiria ao clube a segurança de operar no estádio sem prejuízo no caso de o público não ser o suficiente para lotar o estádio;
- Dessa forma, diminuem também os argumentos para cobrança de valor de ingresso mais alto;
As conversas já vêm acontecendo há alguns meses e, nesta semana, as partes discutem a assinatura do acordo. A ideia inicial do contrato – ainda em discussão – é que tenha duração até 2022. Os valores percentuais que a empresa assumiria dos custos ainda estão sendo discutidos.
- Para valer, mesmo que acordado entre as partes, a parceria ainda precisará passar pela aprovação do Conselho Deliberativo do clube;
- Esporte;
- com Os envolvidos não confirmam o nome da empresa, mas o blog apurou que seria a Esporte;
com, agência contratada pela Ferj para fazer a “gestão comercial”, como descrito no site da empresa, do campeonato carioca, assim como do Paulista e do Gaúcho deste ano. Também na internet, a empresa cita diversas parcerias comerciais com a Kefler, agência do ex-presidente do Flamengo, Kleber Leite.
A empresa, no entanto, foi apresentada ao Flamengo pelo Maracanã e não pelo ex-dirigente. Como pano de fundo, o acordo significa um alívio para a Odebrecht, que verá o estádio ativo com jogos, e também um sossego político para a gestão rubro-negra, que consegue arrefecer a pressão interna e externa para os jogos no Maracanã, com preço de ingresso mais baixo.
Por outro lado, um contrato que fixe jogos no Maracanã por prazo longo decreta o abandono da estratégia do clube de pressionar governo e Odebrecht por uma nova licitação, como vinha fazendo. Custos No último jogo, contra o Internacional, com público de mais de 61 mil pessoas, os custos do estádio representaram quase 65% da renda arrecadada.
E isso, porque a cobrança do aluguel foi no valor mínimo, R$ 250 mil, fixado após discussões do clube com os administradores do estádio na Justiça. De acordo com decisão judicial, o Maracanã pode cobrar até R$ 600 mil do rubro-negro para alugar o estádio.
Confira os gastos exclusivos do estádio, no último jogo: – Aluguel: R$ 250 mil – Infraestrutura: R$ 81. 140,27 (gastos com aluguel de roletas e equipes de engenharia e manutenção) – Operacional: R$ 434. 993,22 ( gastos com segurança, limpeza e demais equipes de serviços) – Contas de Consumo: R$ 150 mil (luz, água e gás) Total: R$ 916. br Gabriela Moreira 18 Dec, 2018 Na primeira semana do novo presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, embora ainda não empossado, a formação do Comitê Gestor do Futebol tem sido um dos assuntos mais debatidos na Gávea e motivo de discórdia na nova gestão. Dekko Roisman, Diogo Lemos e Fábio Palmer serão, junto de Luiz Eduardo Baptista, BAP, e o vice de futebol, Marcos Braz, os responsáveis pelas principais decisões do departamento, o mais importante do clube. De acordo com o jornal Extra, a formação do comitê desagradou um dos principais nomes da chapa vencedora, Cláudio Pracownik, ex-vice de finanças que desistiu de assumir o posto.
133,49 mil Siga @gabi_moreira Siga o blog no Facebook Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN. com. Segundo Landim, o objetivo do comitê é discutir os rumos do futebol com pessoas de personalidades e visões diferentes.
Landim disse que quer evitar que poucas pessoas tomem as decisões, mas afirmou que “a caneta”, em última instância, é dele. “O comitê não tem o objetivo de só ter boleiros. Acho que a gente tem de tentar buscar perfis de pessoas, até com tipo de personalidades distintas (.
) não podemos ter uma pessoa, que é o diretor de futebol, subordinada a um vice e ao presidente, tomando as decisões (. ) mas em última instância, a caneta é minha, sou eu o presidente”, disse ao longo do programa Bola da Vez, na ESPN.
Veja abaixo, mais informações sobre os integrantes do comitê, além de BAP e Marcos Braz, já conhecidos: Marcelo Roisman (conhecido como Dekko) – empresário, de 37 anos, e não trabalha com futebol, na prática, mas nos negócios. Fundador de uma rede de lojas que vende camisas de times de futebol.
A companhia não tem negócio direto com o Flamengo, mas seus produtos são vendidos por intermédio de uma empresa que tem o direito de exploração da marca rubro-negra. O blog perguntou ao empresário e à nova gestão do Flamengo se eles entendem que a atuação dele no comitê pode gerar algum tipo de conflito comercial para o clube.
Eles não responderam. Afirmaram que vão se manifestar após o anúncio oficial dos nomes. Faz parte do grupo político FlaFut que tem como principal objetivo a discussão do futebol no clube. Fundado em 2015, tem entre 30 e 40 membros. Diogo Lemos – tem 33 anos, é administrador de empresas, já atuou no ramo de restaurantes e, hoje, é sócio com o sogro numa empresa em São Paulo. Diogo Lemos, sócio-torcedor do Flamengo foi quem recebeu Diego na apresentação do meia ao clube Twitter/Flamengo É sócio torcedor atuante e na gestão de Eduardo Bandeira de Mello, foi responsável pela organização de mosaicos em grandes jogos. É um dos fundadores da organizada Urubuzada. Seu pai foi um dos fundadores da Raça Rubro-Negra, segundo o administrador. Faz parte do Sinergia, grupo político originado do SóFla (principal apoiador das duas últimas gestões, de Eduardo Bandeira de Mello), com o qual tem semelhança de princípios e de estrutura: austeridade nas contas e preocupação com a saúde financeira do clube.
- Também não tem experiência no futebol;
- Trabalhou em uma multinacional do setor de óleo e gás;
- Em 2016 protagonizou episódio bastante comentado no clube, quando entrou em uma briga, com direito a socos e cabeçadas, com um torcedor do Fluminense, durante uma ação de Marketing num Fla-Flu, em Volta Redonda;
Criado em 2013, tem cerca de 30 membros e internamente era considerado apoiador da situação até pouco tempo. *Nota: por meio das redes sociais, o grupo Sinergia negou que tenha sido originado no SóFla. Eles também afirmaram que são independentes do referido grupo político, condição, que embora esteja na nota de esclarecimento, o blog não abordou.
Na breve nota disponível nas redes, eles afirmam que foram fundados em 2014 (o blog havia publicado que foi em 2013 e corrige isso agora). Segundo o texto, o Sinergia foi fundado por 11 membros. A reportagem tem consigo o nome de seis integrantes que saíram do SóFla para o Sinergia.
São eles: Pablo dos Anjos, Patrick Christoph, Raul Melo Neto, João Anzanello, Leonardo Souza e Luiz Carlos Medeiros. Todos eram do SóFla, pediram para sair deste grupo e mudaram para o Sinergia entre os meses de julho (dois antes da fundação) e outubro (mês seguinte ao início das atividades do novo grupo).
- Alguns não fazem mais parte do Sinergia, mas estiveram no início do grupo, conforme apuração da reportagem;
- Fábio Palmer – tem 36 anos, é superintendente numa empresa de recursos humanos;
- Foi jogador de futsal;
Faz parte do Ideologia Rubro-Negra, um grupo pequeno de cerca de 15 membros e com pouca atuação política. Tem em entre seus integrantes pessoas que trabalham na intermediação de atletas, entre eles Rodrigo Studart e Rodrigo Chafir. O último foi quem fez a ligação entre o Flamengo e o volante Felipe Melo, na primeira vez que o jogador conversou com o rubro-negro, quando ainda atuava na Turquia, entre 2014 e 2015.
No passado, trabalhou com o conhecido agente Eduardo Uram. Studart já atuou na intermediação de atletas em categorias de base. O blog perguntou à nova gestão, diretamente ao futuro presidente e também à sua assessoria, se a ligação do grupo político de Palmer com jogadores pode provocar conflito de interesses em futuras negociações, mas eles não se manifestaram sobre o assunto.
Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN. com. br Gabriela Moreira 17 Dec, 2018 Uma baixa importante na área de finanças do Flamengo. Cláudio Pracownik, um dos responsáveis pela reconstrução das finanças rubro-negras, informou aos novos comandantes do clube que não poderá mais participar da nova gestão. Ele era tido como nome certo para voltar à vice-presidência financeira (posto que deixou em julho deste ano) e até quinta-feira da semana passada, os dirigentes da nova gestão ainda se reuniam com ele para tratar dos primeiros passos do novo governo. Cláudio Pracownik, à direita, toma posse na Gávea (em 2013) Fla Imagem Aliado dos dois principais grupos que disputaram a presidência, Pracownik, participou da campanha de Rodolfo Landim, que o apresentava como argumento de que nada seria alterado nas finanças rubro-negras. Pracownik, ao lado de Rodrigo Tostes (que ocupou a vice-presidência durante toda a primeira gestão de Eduardo Bandeira de Mello), é apontado como um dos responsáveis pela reconstrução financeira do clube. Saiu em julho deste ano, quando assumiu a função de CEO da empresa Genial Investimentos, do Grupo Brasil Plural.
- Antes de ser vp de finanças, ele havia sido vice de administração;
- Esteve entre os comandantes do clube desde 2013;
- Os nomes dos vice-presidentes ainda não foram divulgados e não se sabe quem assume a vaga;
Um dos especulados nos bastidores, Paulo Dutra, ex-diretor de finanças e braço operacional de Pracownik no clube, está empregado. É diretor financeiro na Concremat, posto que ocupa desde que saiu do Flamengo, onde ficou até o fim de 2017. Na campanha, ele foi consultado pelas duas chapas para opinar sobre os rumos das finanças no próximo triênio, mas não foi convidado por nenhum dos dois grupos para voltar ao clube.
- Rodrigo Tostes, ex-vice de finanças, que também apoiou a candidatura de Landim, está morando nos Estados Unidos, se dedicando à vida acadêmica;
- Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN;
com. br Gabriela Moreira 13 Dec, 2018 Presidente do Flamengo fala sobre contratação de Abel: ‘Ele tem experiência, sabe liderar e conhece a importância do clube’ O Santos anunciou nesta quinta-feira Jorge Sampaoli como seu novo técnico. Mas, antes do acerto, o presidente santista, José Carlos Peres , negociou em paralelo com dois treinadores estrangeiros. Os alvos foram Ariel Holan, badalado técnico do Independiente , e Guillermo Barros Schelotto, não menos badalado comandante do Boca Juniors.
O clube optou por Sampaoli. Enquanto o Santos negociava, Schelotto tinha outro objetivo para entrar no mercado brasileiro: o Flamengo. O representante do técnico vice-campeão da Libertadores , Adrian Castellano, esteve no Brasil para isso.
Castellano tentou contato com representantes das duas chapas que disputavam a eleição no Flamengo, mas não teve sucesso, já que não teve resposta de nenhum dos procurados. O novo técnico do clube rubro-negro será Abel Braga. Além do Santos, Schelotto estava negociando com outros três clubes brasileiros. Fonte: Gabriela Moreira Gabriela Moreira 12 Dec, 2018 Além de Gerson, meia da Roma , o departamento de futebol do Flamengo estava negociando com outros jogadores antes das eleições de sábado. Alguns com conversas um pouco mais adiantadas e outros apenas sondagens. As duas chapas, nova e antiga, no entanto, ainda não sentaram para trocar estas informações. Nesta terça-feira, Luiz Eduardo Baptista, o BAP, um dos principais nomes da chapa roxa se reuniu com Bruno Spindel e Ricardo Lomba, CEO e vice-presidente de futebol da chapa rosa, derrotada nas urnas, mas não chegaram a entrar no assunto “negociações”.
- Mas teve um que ele, de fato, procurou: o Flamengo;
- O papo girou em torno de impressões e filosofia do departamento de futebol;
- O blog não conseguiu contato com o novo vice-presidente de futebol, Marcos Braz, para saber se as conversas serão continuadas;
Abaixo, veja o que empresários de alguns dos citados responderam. Entre os nomes que o Flamengo estava com esperanças de fechar estão o de Bruno Henrique, do Santos, e de Matías Vargas, do Vélez Sarsfield. Os empresários do atacante e do meia argentino já estavam em contato com o departamento de futebol rubro-negro na tentativa de contratação.
Dênis Ricardo, representante de Bruno Henrique, informou que ainda não tem novidades sobre a negociação. O atacante também foi procurado pelo Cruzeiro, segundo publicações. O empresário de Matias Vargas não retornou as ligações.
O clube também não retornou aos contatos. O Flamengo já havia sondado a situação do atleta na parada para a Copa do Mundo, como opção para substituir Vinícius Júnior. O valor de mercado do argentino, considerado uma das promessas do país, é de cerca de R$ 39 milhões. Rafinha em ação pelo Barcelona Getty Images Dois nomes interessavam ao Flamengo e o clube procurou seus representantes para tentar avançar , mas as negociações não foram adiante: o meia Wendel, que atua no Sporting, e Rafinha, do Barcelona. Wendel não avançou porque o Sporting não pensa em negociar o jogador para o mercado brasileiro. Segundo seu empresário, três clubes grandes do Brasil, entre eles o Flamengo, demonstraram interesse, mas os portugueses não estão dispostos a diminuir a pedida.
- O meia renovou contrato recentemente com multa em torno de 60 milhões de euros;
- “O Flamengo nos fez uma sondagem, isso mexe com qualquer jogador, mas hoje ele é titular no Sporting, não é nada simples tirá-lo de lá;
Não vejo como possibilidade a saída dele do clube no momento”, afirmou Fred Moraes. Quanto a Rafinha, do Barcelona, o rubro-negro procurou seu pai, Mazinho e vinha discutindo a possibilidade de contratá-lo. Mas em novembro, após a lesão do jogador (rompimento do ligamento cruzado) os planos foram mudados.
Como forma de manter uma boa relação, o clube ofereceu as suas instalações ao atleta para fazer a recuperação. Kannemann O zagueiro do Grêmio também esteve no radar do Flamengo nas últimas semanas. Chegou a informação ao clube de que o argentino poderia não renovar com o time gaúcho para mais uma temporada e que seus empresários vinham com bons olhos uma transferência para o rubro-negro.
O departamento de futebol chegou a se animar e planejava fazer proposta, mas pouco tempo depois o Grêmio anunciou a renovação do contrato. A multa para rescisão é alta, cerca de R$ 50 milhões. “Não chegaram a me ligar, mas eu também soube que o Flamengo estava interessado.
- Ele está feliz no Grêmio, mas se o Flamengo quiser fazer proposta, vai ouvir, claro”, disse o empresário Martín Wainbuch e ainda lembrou: “Ofereci o Kannemann para o Flamengo quando ele tinha 21 anos (há seis anos), estava no San Lorenzo, e eles não acreditaram no potencial;
agora é mais difícil”, brincou. Entre os jogadores cujo status é “foram oferecidos” à antiga gestão está Pablo, do Atlético-PR. Mas as conversas não chegaram a avançar pois foi no período muito próximo às eleições. Mas a diretoria via como uma boa possibilidade. br Gabriela Moreira 11 Dec, 2018 Uma das maiores revelações do Fluminense nos últimos anos, o meia Gerson, de 21 anos, pode voltar ao Brasil mas no rival, Flamengo. As conversas do clube foram iniciadas pela gestão que foi derrotada nas eleições do último sábado (8/dez) e já estão em estágio avançado. A nova diretoria, por sua vez, manteve o interesse na contratação do jogador. As negociações têm sido no sentido de o clube rubro-negro adquirir parte dos direitos econômicos do atleta junta à Roma.
Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN. com. Gerson está emprestado à Fiorentina com contrato que vai até o fim de junho de 2019, mas sem custos e com previsão de liberação a partir de janeiro, o que facilita a transação.
Nesta temporada, o Atlético-MG já havia demonstrado interesse em contratar o meia para suprir a perda de Roger Guedes, que foi para a China, mas as negociações não avançaram. Os representantes do jogador já tiveram uma reunião com o diretor de futebol da Roma, Monchi (ex-goleiro), e terão outra nos próximos dias.
Gerson tem como agente o pai, Marcos Antônio da Silva (Marcão), em parceria com um empresário italiano. Números na temporada Gerson atuou em 15 partidas com a Fiorentina na atual temporada, o que representa 100% dos compromissos do clube.
Foi titular em 13, entrando durante a partida em duas oportunidades. Ele vem jogando na faixa central do campo e atua como um meia/volante pela esquerda. Tem obrigações defensivas, mas tem liberdade pra chegar na frente. Nesta temporada, já jogou também como meia central no 4-2-3-1, como ponta pela direita no mesmo esquema e, em alguns jogos, fez a função de primeiro volante.
- Vem exercendo, na maior parte das partidas, a mesma função que Lucas Paqueta vinha fazendo no Flamengo, no chamado jogo “área a área”;
- Atua desde 2016/2017 na Europa;
- Foram duas temporadas na Roma e a atual na Fiorentina;
Valores O blog não teve acesso aos valores envolvidos na negociação. O salário ainda não foi discutido. Gerson foi negociado pelo Fluminense em agosto de 2015 por R$ 60 milhões (16 milhões de euros), sendo a venda mais cara feita pelo clube. Na metade de 2016, foi emprestado à Fiorentina. br Gabriela Moreira 07 Dec, 2018 Guerrero Lamenta Peru Colômbia Eliminatórias Copa-2018 10/10/2017 Leonardo Fernandez/Getty Images Perda de sócio torcedor, de faturamento com bilheteria, de ganhos com patrocínios e milhares em premiações por títulos. É o resumo da falta que Guerrero fez ao time do Flamengo na visão do clube que ingressou na noite de quinta-feira com uma nova ação contra o atleta e, agora, contra a Federação Peruana de Futebol (FPF), também. O clube sustenta que foi lesado pelo doping do peruano, enquanto o jogador estava sob os cuidados da federação de seu país, e faz a lista de tudo o que deixou de ganhar com a ausência dele em campo.
Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN. com. Além das perdas materiais, da ordem de milhões de reais, a ação também pede indenização por danos morais que o caso provocou à imagem do rubro-negro.
Esta é a primeira ação contra a FPF. Um outro processo está sendo movido pelo Flamengo contra Guerrero, também na esfera cível, mas cobrando a devolução de R$1,8 milhão recebido pelo jogador pelo uso de sua imagem, nos 121 dias em que ficou suspenso. “Afora os danos patrimoniais suportados pelo CRF, é inegável que a conduta desabonadora dos réus maculou a imagem do Flamengo perante os seus atletas, alunos, torcedores, adversários e toda a sociedade brasileira.
“, afirmam os advogados que representam o clube, Michel Asseff Filho, Mariana Zonenschein e Fernanda Rocha David. Esta nova ação tramitará na 12ª Vara Civel do Rio de Janeiro. Nela, os autores pedem indenização de R$ 200 mil por danos morais, além de condenação pelos danos materiais a serem calculados.
Entre os documentos anexados ao processo, estão planilhas que demostram a queda de faturamento após a derrota na final da Copa Sul-Americana e o que o clube deixou de ganhar se Guerrero estivesse em campo. Entre as perdas apontados estão menos 25 mil sócios torcedores, que equivaleram a menos R$ 8,5 milhões.
“Não fosse o bastante, os patrocinadores, sobretudo a Caixa Econômica Federal, deixaram de aumentar as verbas destinadas ao clube”, argumentam os advogados do clube na ação. Ainda sobre a redução de sócios torcedores, nos documentos juntados um número chama a atenção.
Em dezembro do ano passado, no mês imediato após a notícia de que fora pego no exame anti-doping foram 149 cancelamentos. Já em janeiro, primeiro mês da temporada sem contar com o peruano, o número saltou para 17. 971 planos cancelados. O clube argumenta que grande parte destas perdas, assim como diminuição de vendas de produtos, foram decorrentes dos resultados em campo, prejudicamos pela ausência do camisa 9.
“Isso tudo sem contar o abalo do psicológico dos demais jogadores, que se viram diante de uma final de campeonato internacional sem o “camisa 9”, fato este que certamente desestabilizou todos os envolvidos.
Pior do que isso, a falta do centroavante do time, jogador de maior prestígio contratado pelo Clube – e justamente por um motivo tão torpe (dopagem) – fez com que os adversários se sentissem muito mais confiantes para enfrentar o Flamengo, sendo certo que tal situação contribuiu para que as chances de ganho do Flamengo fossem reduzidas”, afirmam na ação.
O desempenho técnico de Guerrero antes e após a suspensão também foi analisado como de responsabilidade do doping. De acordo com dados apresentados pelo clube, o rendimento em gols marcados após a volta da suspensão foi 1/3 do que antes do problema.
“vale dizer que a média de gols do Guerrero por jogo disputado caiu de cerca de 0,45 gols para apenas 0,14 após a primeira suspensão aplicada pela FIFA”, analisam os autores. O centro da argumentação do Flamengo é que Guerrero agiu de forma displicente e negligente, assim como a Federação Peruana, ao permitir que o atleta ingerisse o chá com substâncias de cocaína.
- “Embora Guerrero estivesse exclusivamente sob os cuidados e à disposição da FPF na data do ocorrido, o Flamengo foi diretamente atingido pelas consequências advindas da ilicitude apurada;
- Assim, especificamente em relação ao Flamengo, Guerrero não pôde participar de dois dos principais jogos disputados pelo Flamengo naquela temporada: a semifinal e a final da Copa Sul-Americana, o primeiro contra o Junior Barranquilla e o segundo contra o Independiente;
De igual modo, Guerrero não pôde atender aos jogos do Campeonato Brasileiro e, logicamente, participar da rotina de treinos e de preparação física”. Responsabilidade da FPF “Fato é que, ao convocar e utilizar o atleta, a FPF se comprometeu a guardar pela saúde, probidade e boa imagem, garantindo que este retornasse ao CRF íntegro e apto a exercer as suas atividades”.
- Danos materiais e morais à imagem do clube “Como dito inicialmente, o Flamengo investiu cerca de R$40;
- 000;
- 00,00 (quarenta milhões de reais) para ter o primeiro réu como um de seus principais jogadores;
Evidentemente, este investimento foi realizado na expectativa de que o retorno viesse em títulos, atração de novos patrocinadores e, sobretudo, prestígio”. “Com efeito, ainda que o primeiro réu não tenha consumido a droga (o Flamengo não pretende fazer crer o oposto), os impactos advindos da dopagem pelo uso de tal substância foram extremamente negativos para a imagem do Clube, contrariando fins sociais que são pregados pela atual gestão do Flamengo”.
- “Durante o período em que o fatídico permaneceu na mídia, diversas foram as notícias vinculando o Flamengo ao doping do primeiro réu, ofuscando outros temas hodiernos e igualmente relevantes (do ponto de vista social e desportivo) que poderiam ter contribuído para enaltecer a atuação e a imagem do Clube dentro e fora de campo”;
Perda de sócios torcedores, queda em vendas e chacota “Em razão do ilícito, contudo, nada disso ocorreu. Ao revés, o Flamengo passou a suportar uma queda de desempenho considerável, arcar com perdas de sócios torcedores e redução da venda de produtos, além de ter virado motivo de chacota por ter o seu principal jogador do elenco vinculado ao consumo de substância metabólica da cocaína, consoante as inúmeras reportagens veiculadas na mídia” “Portanto, em razão da conduta negligente dos réus – diametralmente oposta às condutas do CRF, que garante, com excelência, a integridade física de seus atletas –, o real e único prejudicado neste imbróglio foi o Flamengo, que, além de ter sofrido com a ausência de um de seus principais jogadores na final da Copa Sul-Americana, no Campeonato Brasileiro e no Campeonato Carioca de 2018 (fato este que não se estendeu à FPF, que contou com o Guerrero em todos os jogos oficiais), não teve o retorno financeiro e midiático esperado com a contratação do primeiro réu e, ainda, arcou com a mácula de sua imagem ao ter um de seus principais nomes vinculado ao uso de substância proibida no esporte” “Após a derrota na Copa Sul-Americana, o Flamengo perdeu cerca de 25.
- 000 (vinte e cinco mil) sócios torcedores (doc;
- 15), o que representa uma perda monetária de aproximadamente R$ 8,5 milhões;
- Não fosse o bastante, os patrocinadores, sobretudo a Caixa Econômica Federal, deixaram de aumentar as verbas destinadas ao clube” “Nos dias que seguiram após a final da Copa Sul-Americana, bem como durante o Campeonato Carioca de 2018, o Flamengo experimentou uma queda na venda de produtos com a sua marca, o que será oportunamente confirmado em instrução probatória;
Demais disso, houve uma queda de bilheteria considerável durante o campeonato estadual, quando comparado com o mesmo período no ano anterior, no qual o Guerrero jogou praticamente todas as partidas”. Premiações não conquistadas O clube cita a não conquista do título da Sulamericana, competição que renderia U$ 2 milhões, tendo recebido apenas metade pelo segundo lugar.
- E a não conquista do Campeonato Carioca, no valor de R$ 3,5 milhões em premiação;
- O blog está tentando contato com a Federação Peruana de Futebol e com os representantes do jogador para se manifestarem;
Em audiência da outra ação movida pelo clube, nesta semana, os advogados de Guerrero foram procurados pela reportagem e não quiseram falar a respeito. Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN. com. br Gabriela Moreira 05 Dec, 2018 Na última terça-feira, o blogueiro Rica Perrone se retratou judicialmente por ofensas proferidas ao comentarista da ESPN Mauro Cezar Pereira feitas em redes sociais. O pedido de desculpas, feito em vídeo e post no Twitter, foi discutido em acordo judicial tratado entre o advogado contratado por Perrone, Mário Bittencourt, e os advogados da parte ofendida. Mas este não é o único procedimento movido pelo jornalista contra Perrone.
Um inquérito está aberto na Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva – DRADE, na Divisão de Proteção à Pessoa do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa – DHPP.
Neste, os policiais analisam a conduta criminal do blogueiro e de outras 13 pessoas contra Mauro Cezar nas redes sociais. A investigação foi aberta após denúncia do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos, do Ministério Público de São Paulo, promovida pelo procurador Paulo Marco Ferreira Lima.
O jornalista anexou ao inquérito dezenas de prints de xingamentos, ofensas e ameaças recorrentes que recebeu de Perrone e outros usuários. O inquérito ainda não foi relatado, mas 14 pessoas, de diversas partes do país, já prestaram depoimento, inclusive o blogueiro.
No caso dele, a polícia investiga se as postagens contribuíram para as ameaças recebidas pelo jornalista, além da análise dos xingamentos e ofensas que praticou. A notícia sobre o acordo na área cível circulou ao longo do dia desta terça-feira, mas ainda vale a reflexão e a informação para quem acha que xingar alguém é mero exercício de liberdade de expressão.
“O Mauro abriu mão da indenização com a contrapartida de que o Ricardo Perrone iria se retratar. Do ponto de vista processual tínhamos prova muita robusta do dano. Ficou claro que ele cometeu a ofensa”, explicou o advogado Daniel Saudo.
Além deste tipo de ação, quem ofende alguém em redes sociais também está sujeito a processo no âmbito criminal. Nesta esfera, são analisados os crimes contra a honra. Para melhor explicar, veja quais são os tipos penais previstos no Código Penal: Calúnia (Art.
138) – Imputação falsa de um fato criminoso a alguém Difamação (Art. 139) – Imputação de ato ofensivo à reputação de alguém Injúria (Art. 140) – Qualquer ofensa à dignidade de alguém No caso de Mauro Cezar, alerta o advogado, teve difamação e teve injúria.
“Xingar alguém como ele foi xingado em redes sociais, para milhares de pessoas, é uma ofensa à sua reputação”, afirma Saudo. Perrone, que adota a prática de apagar seus comentários em um curto espaço de tempo, desta vez, terá de manter o pedido de desculpas por 30 dias , como foi acordado.
O descumprimento incorrerá em multa de R$ 1 mil por dia. A reportagem ouviu Perrone por meio de seu advogado: “Todas as pessoas sabem que eu e o Mauro não somos amigos, pensamos muito diferente. Das diversas vezes em que eu o citei duas ou três vezes de fato passei do ponto e usei termos muito fortes.
Ele me processou, eu entendi que estava errado e sugeri através do meu advogado me retratar por essas ofensas. É apenas isso. Absolutamente nada além disso. “, disse. Embora tenha dito que “passou do ponto” duas ou três vezes, os fatos narrados e as provas exibidas no processo mostram que as ofensas ao jornalista perduraram por mais de um ano.
- No processo, o autor anexou dezenas de prints com diversos xingamentos por parte do blogueiro;
- Em depoimento que consta na ação, Perrone afirmou que suas postagens contra Mauro Cezar tinham o objetivo de “promover debates nas redes sociais” e que eram para ele uma “brincadeira”;
Esta foi a segunda tentativa de retratação. Na primeira, Perrone não respondeu a uma notificação extrajudicial emitida pelos advogados de Mauro Cezar. Veja abaixo os pedidos de desculpas ao jornalista: Perrone pediu desculpas a Mauro Cezar Pereira Reprodução *Nota do blog: texto alterado para retificar a informação de que Perrone faltou à primeira audiência de conciliação. Segundo seu advogado, Mário Bittencourt, o blogueiro não foi intimado corretamente da primeira audiência. No processo, ao qual o blog teve acesso, consta a informação que a Justiça considerou válida a intimação para a primeira audiência. “Em que pese ter sido recebida no endereço constante nos autos, a carta de citação foi recebida por terceiro”, diz o processo.
Ele confirmou, no entanto, que seu cliente não respondeu à notificação extrajudicial, emitida antes do processo, para que Perrone se retratasse. Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN.
com. br Gabriela Moreira 03 Dec, 2018 Guerrero canta hino do Peru em partida pelas eliminatórias Getty Não teve acordo. Paolo Guerrero não compareceu à audiência de conciliação marcada para esta segunda-feira, na 9ª Vara Cível do Rio. Ele é réu na ação movida pelo Flamengo, que pede ressarcimento de pagamentos que somam R$ 1,8 milhão, referentes aos 121 dias em que o jogador ficou suspenso por doping pela FIFA.
- A presença do réu não era obrigatória;
- O jogador foi representado por uma advogada, cujo escritório fica em SP;
- O clube alega na ação não ter podido “usufruir” da imagem do jogador;
- No total, o Flamengo desembolsou R$ 16 milhões pelos direitos de imagem do atleta que acabou flagrado no exame antidoping enquanto atuava pela seleção peruana;
“São valores que foram adiantados no contrato de imagem, mas que ele não prestou a contrapartida, por ter sido suspenso”, defendeu o advogado do clube presente na audiência, Michel Asseff Filho. O processo continuará correndo contra o jogador, que terá 15 dias para apresentar sua defesa. br Gabriela Moreira 29 Nov, 2018 Pedro Abad, presidente do Fluminense, durante coletiva LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC Na última sexta-feira, dia 23, o empresário Carlos Leite repassou R$ 5 milhões ao Fluminense. A quantia foi recebida pelo clube quatro dias antes de o salário dos jogadores ser pago, na véspera da partida que acabou eliminando o time da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, diante do Atlético-PR. O blog procurou o Fluminense para saber para quê o dinheiro foi ou será usado e quais foram as condições e circunstâncias do repasse, mas o clube disse que não se manifestará a respeito.
Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN. com. Carlos Leite é detentor de direitos econômicos de atletas como Marcos Júnior e Ayrton Lucas, do profissional, e do volante Zé Ricardo, sub-20 tricolor.
A reportagem não consegui saber se o repasse foi por empréstimo ou pela participação em algum atleta, o que não é permitido mais pela Fifa. O Fluminense não é o primeiro clube a recorrer às finanças do empresário. O Vasco já teve socorro do agente em algumas oportunidades, não somente na atual gestão, mas em anteriores. Marcelo Oliveira durante treino do Fluminense LUCAS MERÇON/FLUMINENSE FC Ainda sobre o empréstimo ao Vasco, de acordo com o contrato feito entre o empresário e o clube – revelado posteriormente em reunião do Conselho Deliberativo – o clube teve de dar como garantia de pagamento as cotas da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, ou seja, comprometendo recebíveis futuros e também havia uma cláusula obrigando o clube a pagar imediatamente o valor devido caso vendesse o atacante Paulinho, do qual era o representante. O blog tentou contato com Carlos Leite, mas ainda não teve retorno. Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira Gabriela Moreira 26 Nov, 2018 O Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, se colocou à disposição da Conmebol para receber a segunda partida da final da Copa Libertadores, entre River Plate e Boca Juniors. Na proposta, os administradores do estádio se oferecem para receber a partida gratuitamente, os clubes reembolsariam apenas os custos da operação. O ofício foi recebido pela confederação e será avaliado também pelos clubes. Segundo o que a entidade informou no domingo, uma decisão sobre o jogo decisivo do torneio continental será tomada hoje, em uma reunião na cidade de Luque, no Paraguai, onde fica a sede da Conmebol, às 11h.
O Corinthians também já fez uso deste recurso. Somente este ano, foram pelo menos R$ 15 milhões para o pagamento de salários de jogadores e funcionários do cruzmaltino. Na época, o portal UOL noticiou que o valor foi emprestado com juros 1,2% ao mês.
O Mineirão está esperançoso de que pode receber uma resposta positiva. Jogam a favor da arena mineira o fato de ela já ter sido palco de jogos da Copa do Mundo de 2014 e de diversas partidas de Eliminatórias da Copa do Mundo. O estádio também já se candidatou para receber edições futuras da final única, formato que a Libertadores vai adotar a partir de 2019. Fonte: Gabriela Moreira Gabriela Moreira 22 Nov, 2018 Paquetá e Vitinho comemoram gol do Flamengo contra o Paraná Flamengo Paquetá e Vitinho continuam no centro da disputa política da Gávea. Nas últimas semanas, a Comissão de Inquérito instaurada para investigar as transações dos atletas fez mais questionamentos à atual diretoria. Entre os pedidos de informação, estão até as estatísticas de Paquetá no time, que equivocadamente a comissão chama de “sout” e não “scout”, como é o termo.
- A primeira decisão no novo formato acontecerá em Santiago, no Chile;
- Embora formal, a resposta da diretoria é irônica: “Qual o tipo de informação que a comissão de inquérito pretende analisar quando se refere à “ficha completa” do atleta? Além disso, o que significa “sout” (termo constante tanto no Ofício CICODE 086/18 quanto no Ofício CICODE 090/18)”? Nesta quarta-feira, o departamento de futebol entregou à comissão um conjunto de pelo menos dez documentos referentes às negociações dos dois atletas;
Entre eles, os contratos de trabalho e de imagem do atacante e do meia. A comissão também pedia cópia dos documentos do sistema de transferência da FIFA (TMS e ITC) referente a Paquetá, mas estes só são criados após a concretização da negociação, com o fim do vínculo do jogador junto ao Flamengo, que se dará somente no fim do mês de dezembro.
No fim de outubro, o blog já havia publicado as perguntas e respostas feitas pela comissão e pela diretoria acerca das duas transações. Embora tenha respondido a todos os 14 questionamentos , a diretoria não entregou na época cópia de todos os contratos pedidos.
Em ofício do início de novembro, o presidente do Conselho Deliberativo, Rodrigo Dunshee de Abranches ameaça emitir mandado de busca e apreensão para ter acesso aos documentos. Os documentos foram entregues nesta quarta, mas junto de um ofício assinado pelo presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, acusando Dunshee de motivação política na investigação: “Na qualidade de presidente do Conselho Deliberativo e candidato a Vice-Presidente Geral nas eleições de 08 de dezembro, V.
- Sa;
- solicitou, de um lado, sigilo em relação à referida Comissão de Inquérito e, ao mesmo tempo, concedeu entrevista ao veículo de mídia esportiva de maior acesso externando declarações infundadas, absolutamente irresponsáveis e inconsequentes para com a credibilidade da instituição Flamengo, tão duramente resgatada ao longo dos últimos anos, assim como para com a minha pessoa, na qualidade de Presidente do Clube e signatário de todos os seus contratos;
” Fazem parte da comissão: Arthur Rocha Netto, William Pereira dos Santos e Eduardo Bezerra Carreirão da Silva. O OUTRO LADO Questionado pelo blog, Rodrigo Dunshee de Abranches, presidente do Conselho Deliberativo e vice-geral nas chapa de Rodolfo Landim, deu sua versão da história: “Ele como eleitor e maior responsável pela candidatura do Lomba tem é suspeito? Os atos que ele pratica são suspeitos?” “Eu não tenho motivação política.
- Apenas foi um ato anormal vender um jogador no meio da competição quando poderia ser vendido apenas em janeiro, quando abre a janela;
- Todos nós no clube temos nossos prediletos para presidente;
- Não adianta o Bandeira fazer sofismas ou intentar questões que primam pela hipocrisia;
Quem não deve não teme. Anormal também por ser abaixo da multa, com mais alguns anos de contrato. Agora, quem atua é a comissão de inquérito e eu não tenho mais nada com isso”. *Nota atualizada para incluir resposta do presidente do Conselho Deliberativo. Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN. br Gabriela Moreira 09 Nov, 2018 Diego Alves ainda não falou publicamente sobre o caso, mas ensaia apresentar provas em entrevista Gazeta Press Já são 20 dias sem um pronunciamento público de Diego Alves dando sua versão para a fatídica partida em que ficaria no banco de reservas de César, contra o Paraná. O goleiro, no entanto, está planejando dar uma entrevista a um canal de televisão contando a sua visão dos fatos. A versão, embora ainda não seja pública, é a mesma que deu aos jogadores do clube na semana passada. De que não se negou a viajar. Que foi, na verdade, autorizado a ficar no Rio com a família.
- com;
- Versão que já foi contrariada pelo diretor de futebol, Carlos Noval, e pelo treinador Dorival Júnior;
- Diego tem dito a pessoas próximas e outras nem tanto que tem uma testemunha dessa “autorização” para que ele não viajasse;
Um jogador de influência no time teria presenciado a conversa que ele teve com Dorival. Segundo o goleiro, ao saber pelo treinador que tinha perdido a vaga para César, ele mostrou que não estava satisfeito com a situação e disse que não se sentia confortável para fazer aquela viagem, que preferia ficar com sua família no Rio.
- Ainda segundo Diego, Dorival disse que conversaria com o diretor de futebol e ele ficou aguardando o retorno do treinador;
- Enquanto o goleiro aguardava, recebeu a companhia deste jogador que ele considera seu “álibi” na guerra de versões;
E teria sido na presença deste atleta, que Dorival teria dito que ele poderia ficar no Rio. O goleiro entendeu com isso que ele tinha autorização e a concordância dos dirigentes. Este jogador, no entanto, estava no grupo de colegas no auditório do CT onde houve a discussão na semana passada, quando Diego confrontou Noval e Dorival com esta versão, e não entrou no mérito para defender o goleiro.
Barrado Ainda pelo que Diego tem dito a pessoas próximas, ele foi comunicado de que havia perdido a vaga. E não apenas deixado no banco de forma momentânea, como na época chegou a ser entendido pelos discursos oficiais.
Nos últimos 20 dias, o blog vem tentando contato com o assessor de imprensa do goleiro e seu agente, Eduardo Maluf, mas não tem qualquer retorno. Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN. com. br Gabriela Moreira 02 Nov, 2018 Diego Alves em treino do Flamengo no dia 30 de outubro Flamengo Mais um dia na tensa relação entre Diego Alves e o Flamengo. Nesta sexta-feira, ele apareceu no CT em horário diferente do programado para ele pelo departamento de futebol. Deveria ter ido à tarde, dar continuidade ao tratamento médico no joelho, mas apareceu no Ninho pela manhã, no horário da atividade do grupo que viaja para São Paulo neste sábado.
Não havia nada preparado para o goleiro no período da manhã, mas mesmo assim, ele permaneceu no CT. Em um dado momento, foi até seu carro e passou pela imprensa que estava acompanhando o treino. “Tudo isso é pra mim?”, disse Diego para os jornalistas.
Os dirigentes rubro-negros evitam falar do assunto, mas nos bastidores, veem na atitude do goleiro uma clara tentativa de provocar qualquer ato por parte do clube que motive sua demissão. Os dirigentes também sabem que não podem impedir o atleta de ir ao clube, nem de submetê-lo a tratamento diferenciado dos demais colegas, para não incorrer em deslizes que podem acarretar uma rescisão unilateral do seu contrato.
- A situação desta sexta é diferente, por ele estar sob tratamento no Departamento Médico, o que não configura tratamento de exceção;
- Ele ainda é esperado no Ninho, no período da tarde, para cumprir o protocolo médico de seu tratamento;
Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN. com. br Gabriela Moreira 01 Nov, 2018 Diego Alves chegou no Flamengo no meio da temporada Gilvan de Souza/Flamengo Se Diego Alves não tivesse lesionado, o mais provável é que fosse relacionado para o banco no jogo contra o São Paulo, neste fim de semana. A comissão técnica já considera o caso superado. E a diretoria toma todos os cuidados para não dar munição ao goleiro e seu empresário numa eventual ação judicial para rescisão. Embora a diretoria não diga isso publicamente, está claro que o atleta ainda está insatisfeito, quer sair e pode se aproveitar de algum erro na condução do caso para conseguir sua saída sem o pagamento da multa.
O vínculo de Diego vai até dezembro de 2020 e, segundo dados de outras publicações, a multa é de R$ 10 milhões de euros para o exterior e 100 milhões para outro clube no Brasil. Especialistas em relações trabalhistas no âmbito do futebol ouvidos pelo blog explicam que somente em duas situações o goleiro poderia conseguir a sua rescisão sem o pagamento da multa na Justiça.
São elas: em caso de atraso de salário por mais de três meses e se configurado que o atleta é tratado de forma diferente, com prejuízos, perante os demais jogadores. Manter o goleiro treinando afastado do grupo, mesmo que sob cuidados de profissionais do clube, como fisioterapeutas, médicos, fisiologistas, sem que se tenha uma condição clara para este tratamento, como lesão, por exemplo, isto poderia configurar um tratamento diferente.
Diego Alves tem treinado com o grupo. Assim foi nas duas últimas semanas, até a última terça-feira, quando ele apresentou um entorse no joelho e iniciou tratamento. Ficar fora da lista de relacionados não é uma situação que configura tratamento diferente.
A escalação de um jogador é faculdade da comissão técnica e não poderia entrar na lista de deslizes que poderiam provocar uma rescisão. Atentos à questão, os cuidados do clube têm sido extremos. Desde a coletiva feita após a primeira conversa com o agente do goleiro, na semana passada, os dirigentes não falam mais do assunto com a imprensa.
- Em todas as conversas que dirigentes mantém com jornalistas sobre o tema, o discurso é: ele está à disposição da comissão técnica;
- O atleta, por sua vez, não fala com a imprensa, mesmo após insistentes pedidos de resposta à sua assessoria;
Da mesma forma tem agido seu agente, Eduardo Maluf. As redes sociais, canal em que os jogadores costumam usar para se comunicar com a torcida, também não foram acionados. Passados mais de 20 dias do ocorrido, ainda não se sabe como Diego Alves avalia a situação. br Gabriela Moreira 25 Oct, 2018 Lucas Paquetá, jogador do Flamengo, durante a primeira partida contra o Corinthians, válida pela semifinal da Copa do Brasil 2018. Gazeta Press O Flamengo lembrou a polêmica contratação do atacante Dimba, em 2004, para responder à Comissão de Inquérito que questiona se a negociação de Paquetá com o Milan foi um mau negócio para o clube. Tido como mau exemplo de transação, o “caso Dimba” serviu como argumentação para responder à pergunta de letra “h” do questionário em que a comissão pergunta se a venda do meia por valor inferior à multa poderia ser considerada uma “renúncia” de valores.
- Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN;
- com;
- A resposta aos 14 questionamentos foi entregue ao Conselho Deliberativo nesta quarta-feira;
- “O mencionado jogador não performou o esperado de um atleta com elevado salário (Cf;
Relatório de Gestão do FlaFutebol de 2004). Desta forma, o mesmo jamais conseguiria ser transferido para outro clube pelo valor da cláusula penal estipulada. Em menos de 1 ano, Dimba foi cedido ao São Caetano/SP, pelo valor total de R$ 400. 000,00 (quatrocentos mil reais).
Ou seja, no caso, teria ocorrido, diante da lógica da pergunta, uma “renúncia” de R$9. 600. 000,00 (nove milhões e seiscentos mil reais), ou 96% do valor da multa prevista na cláusula indenizatória. “, respondeu a diretoria em documento.
O exemplo de Dimba é utilizado no documento para dialogar com um dos membros da comissão, Arthur Rocha Netto, então vice-presidente geral do clube na época da contratação. “Em 2004, o Flamengo contratou o atacante Dimba, por iniciativa do então Vice-Presidente Geral e membro da nobre Comissão de Inquérito instaurada, Sr.
- Arthur Rocha Netto, cuja cláusula indenizatória equivalia a R$ 10;
- 000;
- 000,00 (dez milhões de Reais);
- Como é de conhecimento público, a conturbada contratação causou diversos transtornos, incluindo o pedido de demissão de um dos maiores ídolos do clube, o ex-atleta Leovegildo Júnior, além de críticas do maior ídolo da história do Flamengo, Zico, que em carta aberta criticou a ausência de profissionalismo demonstrado na referida contratação;
” Na resposta, assinada pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello, o clube afirma que os valores fixados em multas rescisórias são uma prática para “proteger” e “balizar” as operações, mas não implicam em recebimento do valor integral. Para atestar essa prática, o clube cita um estudo feito pela FIFA sobre as negociações no ano passado no mundo em que “apenas 6.
- 7% do valor corresponde ao pagamento das “release (buy-out) clauses”, isto é, das multas previstas na cláusula indenizatória;
- “, afirmam;
- Ainda para responder a este ponto, a defesa lista recentes transações de brasileiros para o exterior, em que os valores foram abaixo da multa: Arthur Melo (Grêmio FBPA -> Barcelona FC) Multa rescisória: EUR 50;
000. 000,00 (cinquenta milhões de euros) Valor da transferência: EUR 30. 000. 000,00 (trinta milhões de euros) fixos + EUR 10. 000. 00,00 (dez milhões de euros) em bônus condicionais Gabriel Jesus (SE Palmeiras -> Manchester City FC) Multa rescisória: EUR 40. 000.
- 000,00 (quarenta milhões de euros) Valor da transferência: EUR 32;
- 700;
- 000,00 (trinta e dois milhões e setecentos mil euros) Gabriel Barbosa (Santos FC ->FC Interzionale Milano S;
- ) Multa rescisória: EUR 50;
000. 000,00 (cinquenta milhões de euros) Valor da transferência: EUR 27. 000. 000,00 (vinte e sete milhões de euros) Paulinho (CR Vasco da Gama -> Bayer 04 Leverkusen FG) Multa rescisória: EUR 30. 000. 000,00 (trinta milhões de euros) Valor da transferência: EUR 20.
000. 000,00 (vinte milhões de euros) De acordo com informações obtidas pela reportagem, Paquetá foi negociado por cerca de 35 milhões de euros, podendo chegar a 45 milhões de euros , se atingir metas estabelecidas pelo Milan.
Sua multa era de 50 milhões de euros. Estes valores não foram discriminados na resposta entregue, mas uma cópia dos contratos será entregue à comissão. Ao longo do documento, que tem sete páginas, o clube também reitera que nenhuma comissão foi paga na transação de Paquetá, uma vez que o Milan procurou diretamente o Flamengo e que o agente do jogador abriu mão de seus valores.
Também voltaram a afirmar que o jogador foi negociado no melhor momento para os cofres do clube, pois entendem que ao fim da próxima temporada, quando o jogador estariam perto do fim do seu contrato (2020), ele poderia deixar o clube por valor menor.
“Dessa maneira, uma possível transferência do atleta Lucas Paquetá no final da próxima temporada, há cerca de um ano do final de seu vínculo com o Flamengo, provavelmente seria feita por um valor inferior ao valor da transferência concretizada junto ao AC Milan SpA.
- ” Orçamento Algumas das 14 perguntas feitas versavam sobre se a transação prejudicaria o orçamento do clube em 2019, provocando uma “invasão de mandato futuro”, antecipando um “recebível que seria devido no futuro”;
Para responder a este item, a defesa diz que a transação promoveu uma “invasão de recursos”: “Quanto à suposta “invasão de mandato”, entendemos que a única invasão que ocorrerá ao próximo mandato (triênio 2019-2021) será a “invasão de recursos”, uma vez que mais de 80% das receitas decorrentes da transferência do atleta Lucas Paquetá serão percebidas pela próxima administração do Clube, a exemplo do que acontecerá também com os recursos de parte das luvas (R$50.
000. 000,00) do contrato de cessão de direitos de transmissão firmado com a Rede Globo no período 2019-2024, fato inédito entre os demais clubes brasileiros que celebraram contratos com o mesmo objeto”. Política Além de Arthur Rocha Netto, que faz parte da comissão, a defesa cita outro personagem político do clube, Wallim Vasconcellos, candidato derrotado nas últimas eleições.
Foi na resposta aos itens “a, b e c”, que questionam o primeiro contrato profissional de Paquetá com o clube, em 2013. Na ocasião, o clube ficou com 70% dos direitos econômicos do atleta, então com 16 anos, e os outros 30% foram repassados para o jogador e seu agente.
- Segundo o documento, o Flamengo não recebeu qualquer valor por estes 30% uma vez que a contrapartida recebida foi o jogador ter ficado no clube passando a ser “ativo” do rubro-negro, uma vez que ele estava livre para assinar com qualquer outra agremiação à época;
“Quanto aos detalhes desta negociação, se deveriam ser cedidos 5%, 10% ou 20%, e não 30%, cabe informar que a proposta decorrente da negociação à época, apresentada pelo Vice-Presidente de Futebol, Sr. Wallim Vasconcellos, foi aceita e devidamente formalizada, no âmbito da governança profissional já instituída no Flamengo.
Importante ressaltar, ainda, que a referida cessão foi devidamente registrada nos balancetes do Clube, apresentada diversas vezes a esse Conselho Deliberativo quando da aprovação anual das contas e até a presente data nunca havia sido contestada”, afirmou em documento.
Para a defesa, a instauração da comissão de inquérito é política: “Isto posto, fica claro que a instauração da presente Comissão de Inquérito é apenas mais uma manobra eleitoreira do Presidente do Conselho Deliberativo que, por coincidência, é também um dos candidatos à Vice-Presidência Geral do Flamengo, fato que também explica suas recentes declarações públicas irresponsáveis e levianas acerca da honra dos atuais dirigentes do Clube.
- ” O blog procurou Arthur Rocha Netto por meio do presidente do Conselho Deliberativo, Rodrigo Dunshee de Abranches para comentar as afirmações feitas em relação à contratação de Dimba, mas o dirigente disse que o procedimento corre em segredo e não poderia se manifestar;
Também fazem parte da comissão de inquérito os sócios: William Pereira dos Santos e Eduardo Bezerra Carreirão da Silva. Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN. com. br Gabriela Moreira 23 Oct, 2018 Paquetá e Vitinho comemoram gol do Flamengo contra o Paraná Flamengo São aguardadas para os próximos dias as respostas da gestão de Eduardo Bandeira de Mello para as 14 perguntas feitas pelo presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, sobre a venda de Paquetá e a compra dos direitos de Vitinho. Muitas das respostas já foram dadas ao longo da última semana, em especial na coletiva de imprensa feita por Bandeira, o diretor-geral, Bruno Spindel e o vice de futebol, Ricardo Lomba. A situação vê o movimento como político, uma vez que o presidente do Conselho é vice na chapa de oposição.
- Dunshee preferiu não falar com a reportagem, alegando que o processo corre em sigilo;
- Farão parte da comissão, instaurada na última quarta-feira, mesmo dia da coletiva de imprensa: Artur Rocha Netto, William Pereira dos Santos e Eduardo Bezerra Carreirão da Silva;
Entre os questionamentos, está o primeiro contrato de Paquetá com o Flamengo, em 2013, quando o atleta completou 16 anos. Veja o que se questiona a respeito das transações: a) Por que o flamengo só detém 70% dos direitos federativos de Paquetá? b) Em que condições o Flamengo abriu mão do percentual de 30% do referido atleta? c) Houve contraprestação para o Flamengo pela cessão de 30% do referido atleta para terceiros? É justificável essa cessão? d) Houve pagamento de comissão a empresários no caso do atleta Paquetá? O(S) empresário(s) firmo instrumento renunciando à percepção de qualquer remuneração pela mediação útil? e) Qual a natureza jurídica da alienação de direitos federativos para entrega futura, com recebimento antecipado no ano em curso, antes da abertura da janela de transferência? f) Há antecipação de recebível que seria devido em momento futuro? g) Há invasão de mandato futuro? h) Pode ser considerado o recebimento de valor inferior a multa como renúncia ou desconto, nos termos do art.
145? i) Nesta data, em que feita a alienação, a execução orçamentária respeitava o estatuto, ex vi do artigo 146 (3% para mais ou menos do orçado)? j) Poderia ser considerado sem autonomia o Conselho Diretor (artigo 146)? k) Foi obedecido o orçamento do clube nas duas transações? l) Há comissão paga no caso da venda do atleta Vitinho ou qualquer pagamento vinculado a essa operação feito pelo Flamengo, além do valor da transação? m) O clube que alienou os direitos federativos do atleta Vitinho assumiu obrigação de pagar comissão? n) Esclareçam tudo mais que julguem relevante Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN.
com. br Gabriela Moreira 15 Oct, 2018 Candidatos não têm como primeira opção a esperada revogação da concessão do Maracanã Reprodução A mudança de governador no Rio pode frustrar o torcedor que aguarda por um desfecho no problema que se tornou a concessão do Maracanã. Nenhum dos dois candidatos que disputam o segundo turno, Eduardo Paes (DEM) e Wilson Witzel (PSC), vêem uma nova licitação como principal proposta para o estádio. O ex-prefeito, Paes, que ao longo do primeiro turno chegou a acenar com este cenário, questionado pelo blog, deixou claro que a manutenção da concessão à Odebrecht é o primeiro plano.
Os dois, no entanto, veem como essencial rediscutir a licitação. A Odebrecht, por sua vez, também se sente cada dia mais confortável com a concessão. Antes subjugado a apenas eventos musicais, nem todos com o glamour e importância de Roger Waters, que ocorre este mês, o estádio tem se mantido ocupado e lucrativo, sobretudo depois de ter fechado acordo de longo prazo (2 anos) com o Flamengo, por intermédio da agência até então desconhecida, EsporteCom, de propriedade de Bruno Rodrigues, tendo como sócio o pai, Washington Rodrigues, radialista.
Recentemente, a Justiça do Rio decretou a nulidade da licitação feita em 2013. Em tese, o contrato não estaria mais em vigor, mas as partes, entre elas, o Maracanã, pretendem recorrer da decisão. Veja abaixo as respostas dos dois candidatos sobre o Maracanã: Eduardo Paes: Pergunta: o candidato pretende revogar a licitação do Maracanã? Pretende fazer uma nova? Ou pretende voltar a administrar do estádio para o Estado? Não pretendo revogar a licitação.
O ideal é que o estádio seja mantido em regime de concessão. Para resolver essa questão, é preciso ter a boa vontade de sentar e rever a concessão. Fazer os ajustes necessários no contrato para que ele seja bom tanto para o Estado quanto para o concessionário.
E nessa revisão da concessão é importante discutir a criação de uma área popular para que todos os torcedores possam ter acesso ao estádio. Um local mais barato para o torcedor. Em caso de nova licitação, os clubes poderão participar da disputa? Queremos que os clubes possam ser beneficiados por este sistema de concessão; principalmente Flamengo e Fluminense, por não terem estádio.
- Quais as propostas para a Secretaria de Esportes do Estado? Qual o perfil do secretário/a que ocupará a pasta? Posso dizer que, se eleito, meu futuro secretário de Esportes terá que ter a capacidade de articulação e negociação para ajudar a construir as soluções para o Maracanã, mas não apenas isso;
É preciso encontrar solução também para o Célio de Barros e o Parque Aquático Julio Delamare. O Julio Delamare voltou a ser aberto para a população e os atletas neste ano. Temos de seguir esse caminho e melhorá-lo. O que não pode é o Célio de Barros ficar parado como está hoje, servindo de estacionamento ou depósito.
Wilson Witzel: Pergunta: o candidato pretende revogar a licitação do Maracanã? Pretende fazer uma nova? Ou voltar a administrar do estádio para o Estado? Em caso de nova licitação, os clubes poderão participar da disputa? Vamos retomar as negociações com o consórcio que adquiriu a concessão para que possamos propor uma nova modalidade de PPP (parceria público-privada), rediscutindo a equação econômico-financeira e chamando para essa conversa, inclusive, as associações de clubes de futebol para que, em conjunto, encontremos uma solução.
Isso já deveria ter sido feito. Quando se faz uma PPP, se faz audiências públicas e um dos maiores problemas que temos no Brasil em relação às PPP’s é a insegurança jurídica. A do Maracanã, infelizmente, é mais uma que não deu certo no Brasil e que, aos olhos dos investidores, aumenta o risco de qualquer negociação.
Isso é muito ruim. Faremos com que os contratos celebrados sejam milimetricamente respeitados, o que não aconteceu. Um governo completamente atabalhoado, diante de pressão popular, descumpriu o contrato elaborado.
Isso foi uma falha na concessão, o que não é admissível. E também é importante dizer que uma nova liticação do estádio não está descartada. Vou adiantar uma questão importante, que venho defendendo e que não está sendo muito bem utilizada em nosso contrato de PPP, que é a possibilidade de arbitragem, conforme prevê a Lei das Concessões de parceria público-privada.
Vamos, no edital de convocação, explicitar que qualquer discussão jurídica será resolvida mediante uma corte de arbitragem no prazo máximo de 60 dias. Isso tratá, para os investidores, segurança jurídica, equilíbrio contratual e maior interesse.
Mas uma coisa é certa: o Estado não assumirá, através da Suderj, o Maracanã ou qualquer outro aparelho voltado para a prática do esporte. Nós somos defensores do liberalismo e o Estado deve colocar na mão dos particulares, que entendem de futebol. Estado não entende de futebol, Estado deve ser um facilitador da atividade esportiva para quem entende disso e trabalha com isso.
Quais as propostas para a Secretaria de Esportes do Estado? Qual o perfil do secretário/a que ocupará a pasta? Estamos focados no segundo turno, em apresentar nossas propostas para o eleitor de todo o estado.
Não estamos tratando de nomes ou da formação de um possível governo. Sobre a Secretaria de Esportes, entre nossas propostas estão criar parcerias do Governo do Estado com federações desportivas e clubes, dentro da filosofia de que essas entidades são as mais capacitadas e especializadas para a promoção do esporte, ficando a Secretaria responsável pelo apoio logístico e facilitação ao uso de espaços e aparelhos públicos de prática desportiva, além de eventual aporte financeiro para bolsas e patrocínios para atletas e entidades, em especial no esporte olímpico e paraolímpico.
Vamos destinar os aparelhos inativos das Olimpíadas para uso e de federações e clubes, inclusive com apoio para reformas e projetos dos espaços, com possibilidade de concessão, de acordo com o interesse público.
Também queremos implantar um modelo de valorização desportiva nas escolas públicas e fazer parcerias com clubes e federações para revelações de talentos e apoio a atividades desportivas de jogos interescolares. Vamos fazer uma discussão pública sobre o uso e possíveis parcerias para o Complexo Caio Martins, o da Rocinha, o do Sampaio e do Piscinão de São Gonçalo, criando formas de aumento do uso popular dessas áreas.
E queremos criar um complexo esportivo-educacional, na região do Maracanã, em parceria com a UERJ, o CEFET, os clubes e empresas do ramo esportivo, permitindo a educação e a formação de jovens com potencial esportivo.
Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN. com. br Gabriela Moreira 04 Oct, 2018 Muralha dá autógrafo a torcedores no Japão Reprodução Representantes do time japonês Albirex Niigata, para o qual o goleiro Muralha está emprestado, conversam com a diretoria do Flamengo para prorrogar o contrato do atleta em mais um ano. O novo vínculo seria estendido até novembro de 2019. As conversas ainda são informais, mas os representantes japoneses pretendem vir ao Brasil para selar o acordo. Atuando na segunda divisão japonesa, Muralha também despertou interesse de clubes da elite por lá.
O contrato com o Albirex vence em dezembro deste ano. Já com o Flamengo, tem duração até 2020. O interesse do clube em renovar se consolidou no último mês, após a volta do goleiro de contusão. Desde que retornou, a equipe conseguiu quatro vitórias e um empate, aproximando-se da vaga para a primeira divisão.
Por lá, o goleiro, que saiu do rubro-negro bastante criticado após falhas, tem moral em alta conta com a torcida. Na foto abaixo, uma das cartas que recebeu de torcedores. Desenho de Alex Muralha feito por torcedor Reprodução Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN. com. br Gabriela Moreira 03 Oct, 2018 O Paraná queria vender o jogo contra o Flamengo para o Mané Garrincha, em Brasília. Mas o mando do jogo contra o rubro-negro, na 30ª rodada do Brasileiro, não poderá ser vendido para outro estado. É contra o regulamento do campeonato deste ano. E o clube paranista não tem muito a reclamar. A medida foi aprovada pelos presidentes em reunião, na sede da CBF, em fevereiro deste ano. No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu o Paraná no Maracanã Gazeta Press Nesta terça-feira, o Cascavel anunciou para a imprensa que a partida acontecerá em seu estádio. Mas a CBF ainda não recebeu nenhuma consulta neste sentido. Os valores dos ingressos já foram, inclusive, decididos e custariam entre R$ 65 e R$ 105. O estádio tem capacidade para 27 mil pessoas e a previsão é de casa cheia, uma vez que a cidade tem grande concentração de rubro-negros.
- No texto aprovado, ficou estabelecido que as vendas para outro estado poderiam acontecer somente até os últimos cinco mandos de campo, ou seja, a partir das últimas dez rodadas não seria mais possível este tipo de negociação;
Na lanterna da competição e rebaixado virtualmente, os dirigentes do Paraná, aparentemente, não se lembravam ou haviam entendido a regra de forma diferente. De fato, algumas matérias jornalísticas da época traziam uma explicação diferente. Alguns veículos publicaram que os jogos fora do estado seriam permitidos até as cinco últimas rodadas, mas o correto seria até os cinco últimos mandos (dez últimas rodadas).
- Na reunião, realizada dia 5 de fevereiro, também foi discutida a implantação do sistema de arbitragem por vídeo (VAR);
- O assunto dominou a maior parte das discussões do dia;
- E o limite à venda de mando de campo, pauta que foi proposta a partir de pedidos do Atlético-MG, acabou provocando baixo interesse entre os cartolas;
Botafogo também pretendia vender Além do jogo contra o Flamengo, o Paraná planejava vender as partidas contra o Internacional e o Palmeiras para fora dos seus limites. A regra também pegou de surpresa, embora o presidente Nelson Muffarej também estivesse presente na reunião, o Botafogo.
O clube estava negociando a venda do mando do jogo contra o rubro-negro, pela 33ª rodada, para o Mané Garrincha, em Brasília. Na data, faltarão seis jogos para o fim da competição, portanto, já dentro do período de veto.
Veja o que diz o regulamento deste ano (página 20): ” §5º – Não será autorizada a transferência de partida para praça fora da jurisdição do clube mandante nos últimos cinco mandos de campo de cada clube em competições de pontos corridos e nas últimas quatro fases de competições de caráter eliminatório (mata-mata).
- ” Assista às entrevistas feitas no dia da reunião, na CBF;
- No vídeo abaixo, falam Alexandre Campello, presidente do Vasco, e Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo;
- Siga @gabi_moreira Fonte: Gabriela Moreira, repórter do ESPN;
com. br Gabriela Moreira 28 Sep, 2018 Dorival voltará a comandar o Flamengo VIPCOMM Dorival Júnior será o novo técnico do Flamengo depois da demissão de Barbieri. A briga que o treinador e o clube travam na Justiça, em processo de cerca de R$ 11 milhões, contudo, continuará. Cobrando salários atrasados, direitos de imagem, férias, FGTS, entre outras pendências, Dorival ingressou na Justiça depois de sua demissão, em 2013, no início da gestão de Eduardo Bandeira de Mello.
Ele já teve decisão favorável em 1ª e 2ª instâncias, mas a equipe rubro-negra ainda recorre. Segundo apurou o blog, apesar do acerto para que Dorival assuma, a briga jurídica continuará. O Flamengo levou o caso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e crê que ainda pode reverter o revés.
Na negociação para que Dorival assumisse o time agora, o tema não entrou em pauta. Leia aqui o que Dorival disse a respeito da ação para o comentarista Mauro Cezar Pereira. Na passagem anterior, Dorival foi contratado durante o Brasileiro de 2012, com contrato até dezembro de 2013.
A gestão, na época, ainda era de Patrícia Amorim, mas, com a chegada de Bandeira, ao poder, a direção ofereceu um reajuste salarial ao técnico. Não houve acordo, porém. O Flamengo, na ocasião, disse gastar mais de R$ 1 milhões por mês com a comissão técnica, que, além de Dorival, ainda tinha os auxiliares Lucas Silvestre (seu filho) e Ivan Izzo e o preparador físico Celso de Rezende – agora, o valor será bem inferior, segundo apurou a reportagem.
Novo técnico do Flamengo, Dorival Júnior tem processo na Justiça contra o clube. Depois de sua passagem pela Gávea em 2013, o treinador procurou as vias legais para cobrar dívida de cerca de R$ 11 milhões e teve sentença favorável em 1ª e 2ª instâncias.
A equipe rubro-negra ainda recorre. “A rescisão contratual reafirma a decisão da nova diretoria em trabalhar pelo equilíbrio financeiro do clube”, posicionou-se o clube há pouco mais de cinco anos. *Nota: ao blog do comentarista Mauro Cezar Pereira, Dorival Júnior disse que há um acordo já feito, em vias de ser assinado.
O Flamengo, no entanto, diz que as conversas ainda não estão avançadas a ponto de se chegar a uma assinatura de acordo. Que há discussões entre as partes , mas que os principais pontos ainda estão sendo analisados. O clube entende, também, que a proximidade com o treinador, com a contratação, pode acelerar o processo.
Porque o Maracanã está fechado?
Após ficar fechado para manutenção do gramado no início do ano, o Estádio do Maracanã voltará a ficar sem jogos durante um período de 20 dias, após a partida entre Flamengo e Atlético-MG, na próxima quarta-feira, (13/07), válida pela Copa do Brasil, obrigando a dupla Fla-Flu a remarcar alguns de seus jogos como mandante nos próximos dias. A informação foi dada pelo repórter Victor Lessa, da Rádio Globo, onde ele informa que o motivo do fechamento será para melhorias no gramado, devido ao excesso de jogos que estão prejudicando o campo do estádio. +Manoel se torna primeiro zagueiro a marcar em três jogos oficiais seguidos pelo Fluminense Em nota, o Maracanã cita o número excessivo de partida em um curto espaço de tempo e orientações dos responsáveis pelo gramado obrigaram os dois clubes a retirar três partidas do local, com o objetivo de manter a excelência do campo para as fases decisivas do restante da temporada: “O excessivo número de jogos no Maracanã em um curto espaço de tempo – até o próximo dia 13/07 serão cinco partidas em 11 dias (dia sim, dia não) – e também as orientações e laudos técnicos dos responsáveis pelo gramado obrigaram Flamengo e Fluminense, gestores do Maracanã, a retirar três partidas do estádio.
O objetivo é manter a excelência do campo para a fase decisiva da temporada. ” Com isso, o Flamengo precisará definir um novo local para seus jogos contra o Coritiba, (16/07), e Juventude, (20/07), o que impactaria nas estreias de Everton Cebolinha e Arturo Vidal, já que.
Já o Fluminense necessitará remarcar o jogo contra o Bragantino, (24/07).
Porque Flamengo não está jogando no Maracanã?
Com a confirmação de que jogos serão tirados do Maracanã para a preservação do gramado, o Flamengo já se movimenta nos bastidores para mandar duas partidas no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Na coletiva de imprensa desta quinta-feira, o VP de futebol do clube, Marcos Braz, confirmou a informação e ressaltou que nenhum campo suporta a quantidade de jogos que o estádio tem recebido.
- > Vidal no Rio! Veja imagens da chegada do próximo reforço do Fla – Existe um fato, que a gente precisa encontrar uma solução: o excesso de jogos no Maracanã;
- Esse excesso de jogos prejudica – e muito – o gramado;
A maneira em que a quantidade de jogos que a gente tem, nenhum estádio no mundo suporta. Muita conversa fiada, mas na hora do vamos ver não suporta. A gente entende o fato do Maracanã ser público, do Maracanã ser do povo, está sob a nossa gestão, mas é do governo, o governo tem que ter um caminho para que se resolva isso.
– Em função desse excesso de jogos, nós teremos, mais uma vez, que fazer uma reforma nesse gramado e, muito provavelmente, o Flamengo sairá por dois jogos seguidos do Maracanã. Então, é isso. Procede a informação.
Ainda não está firmado isso, você precisa dos processos dentro da CBF. O Flamengo muito provavelmente fará a gestão desses dois jogos. Iremos fazer a reforma, iremos gastar o que for preciso para que seja adequado. ENTENDA O CASO Na última quarta-feira, Flamengo e Fluminense anunciaram que irão retirar três jogos para preservar o gramado.
Quando Maracanã vai fechar?
06/07/2022 – 22h11min Com venda de ingressos já realizada para os jogos entre Fluminense x Ceará, domingo, na despedida oficial do atacante Fred, e da volta das oitavas de final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-MG, dia 13, o estádio será fechado oficialmente no dia 14 de julho.
Qual é o time que não tem estádio?
14 Feb, 2009 De algum tempo para cá, clubes, torcedores e imprensa parecem obcecados pela idéia de que cada time deve ter, obrigatoriamente, seu próprio estádio. Mas isso não é vital para que bons negócios sejam feitos. E tê-los não é garantia de dinheiro em caixa, mas de despesas, que podem virar lucro dependendo de como se administra. Um cidadão que more na cidade de São Paulo em apartamento avaliado em R$ 150 mil situado num bairro de classe média irá pagar cerca de R$ 800 a R$ 1 mil mensais de aluguel.
- Se resolver reunir dinheiro suficiente para comprar o imóvel, terá que juntar tal quantia por algo entre 12 anos e meio a 15 anos e seis meses;
- E viver por todo esse tempo na casa da sogra, por exemplo;
- Não é fácil comprar uma casa;
Na maioria das vezes o jeito é pegar dinheiro com o banco. Mais difícil ainda é levantar um estádio de futebol. Claro que clubes grandes do país não construíram os seus por falhas estratégicas e administrativas do passado, vários se acomodaram jogando em espaços públicos como Pacaembu, Maracanã e Mineirão. É assim que o Internacional espera que o Beira Rio fique após sua modernização Hoje ficou mais difícil, principalmente para quem não tem sequer o terreno, raríssimo em cidades atualmente inchadas, gigantescas. Por essas e outras é questionável a necessidade de partir para tal caminho, com as agremiações já centenárias, endividadas e em plena crise econômica no planeta. O São Paulo se mexe de todas as formas para que o Morumbi proporcione receita, afinal, raramente lota.
- Assim, perderam chances de erguer suas “moradias”, quando as possibilidades eram maiores;
- E estádio de futebol não é cinema, que recebe público todos os dias;
- Passa a maior parte do tempo sem uso, pois os jogos de um time em casa ocorrem, no máximo, duas vezes na mesma semana;
Mas há períodos de 15 dias sem utilização, algo comum durante o campeonato brasileiro. No Rio de Janeiro, o Botafogo “ganhou” o Engenhão e se vira para mantê-lo. Custa R$ 400 mil por mês o elefante branco do Pan 2007, motivo pelo qual a Prefeitura o empurrou para o primeiro que apareceu em condições de tomar conta. Projeto do Grêmio troca o estádio Olímpico por uma arena novíssima O Vasco tem São Januário e sonha reformá-lo. Já o Palmeiras, à frente nesses planos, aguarda, ansioso, o início das obras do novo Palestra Itália. Dono de espaço muito bem situado na cidade de São Paulo, encontrou um parceiro para erguê-lo e dará esse importante passo. Na Bahia, o Vitória reinaugurou o Barradão há menos de 18 anos e o Atlético Paranaense jogou o velho Joaquim Américo no chão para levantar a Arena da Baixada em seu lugar há quase uma década.
- Dirigentes alvinegros ainda procuram uma maneira de transformar uma fonte de despesas em geradora de receita;
- No Sul, o Internacional moderniza o Beira-Rio e o Grêmio planeja se mudar do Olímpico para uma nova arena;
E ainda não conseguiu concluí-la. Mas motivou o rival, Coritiba, a aprimorar o seu Couto Pereira. O Parque Antártica, do Palmeiras, deverá ficar assim após reconstrução Atlético Mineiro, Cruzeiro, Bahia, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Vila Nova e Goiás são times da primeira divisão e/ou muito populares que não têm estádios onde possam jogar. Recorrem a espaços alugados, públicos. Não é o cenário ideal, mas mesmo “morando de aluguel” é possível fazer desses locais fontes mais rentáveis. Mas não estamos nos referindo a uma característica apenas desses clubes. No exterior são vários os exemplos de times importantes atuando em campos que não pertencem a eles ( veja abaixo ), especialmente na Itália, onde vários pensam em comprar as canchas públicas nas quais atuam. San Siro em dia de jogo do Milan: estádio também é casa da Internazionale O Allianz Arena, por exemplo, é do Bayern Munique por meio de uma empresa constituída para controlar o estádio. Mas o Munique 1860 vendeu suas quotas para o rival porque não aguentou pagar as parcelas mensais. Estima-se que a dívida do financiamento decorrente da obra a ser amortizada nos próximos 10 anos seja de 280 milhões de euros, com 80 milhões de euros pagos desde 2006.
- E há décadas eles vendem carnês, garantem faturamento, etc;
- Na Inglaterra, o Bournemouth se endividou para levantar um estádio, se enterrou em dívidas, afinal, o utilizava apenas 18 vezes por ano, pouco, evidentemente;
Assim, teve de vendê-lo para uma companhia incorporadora. Passou a pagar aluguel e tenta quitar o que deve. E também foi rebaixado, hoje é o penúltimo da Legue Two, a quarta divisão. Historicamente conhecido como Dean Court, hoje o estádio tem o estranho nome Fitness First, que nada mais é do que uma rede de academias de ginástica. Bournemouth construiu o estádio que depois perdeu: o time foi rebaixado Se o Internacional e o Grêmio têm programas que de sócios que pagam quantias módicas em troca de acesso aos jogos de seus times, nada impede que os “sem estádio” acima citados façam o mesmo. Quando Cruzeiro e Galo alugam o Mineirão para seus jogos, o estádio lhes pertence. O mesmo vale para Fla e Flu no Maracanã ou Corinthians no Pacaembu. Setores específicos podem ser destinados a torcedores que desembolsem quantias mensais, como fazem gremistas e colorados. Amsterdã Arena: construído para o Ajax jogar, ele não pertence ao clube Ter um estádio é ótimo, desde que tal propriedade esteja associada a um projeto profissional, eficiente, atraente para quem torce por aquele clube. Caso contrário, pode se tornar um problema, um espaço enorme, caro, que exige manutenção constante, e que passa a maior parte do tempo vazio. E gera muitas despesas, com receitas esporádicas, em dias de bons jogos apenas. Está na hora dos cartolas sem estádio pararem com essa conversa de que vão construir isso e aquilo.
- Áreas nobres podem ser desenvolvidas a custo mais elevado para os endinheirados dispostos a pagar mais pelo conforto;
- Que utilizem os espaços alugados de maneira minimamente profissional, rentável;
- Da mesma forma que um comerciante paga o aluguel de sua loja e pode faturar muito mais com ela;
Talvez ele nem se interesse em se descapitalizar para comprar o tal imóvel. É que esse tipo de empresário age profissionalmente, já os dirigentes. raramente. O Velodrome recebe a mais fanática torcida da França, a do Olimpique Times do exterior sem estádios próprios:* Alemanha Hertha Berlim Kaiserslautern Itália Internazionale Juventus Fiorentina Genoa Lazio Milan Napoli Roma Sampdoria Holanda Ajax México America França Lyon Olympique de Marselha Paris Saint Germain Inglaterra* Chelsea Manchester City Newcastle * Stamford Bridge, onde joga o Chelsea, pertence a uma joint venture criada para impedir que caia nas mãos de uma incorporadora, já o City of Manchester foi arrendado pelos Citizens após os Jogos da Comunidade Britânica de 2002, para o qual foi construído. PS. : o blog agradece a colaboração de Cassiano Gobbet, Gerd Wenzel e Ubiratan Leal. Fonte: Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN. com. br Mauro Cezar Pereira 24 Nov, 2020 Palo Autuori pelo Athletico-PR Gazeta Press O River Plate visita o Athletico-PR nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), na Arena da Baixada, pela ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores. E o CEO do clube argentino, Gustavo Grossi, falou em entrevista exclusiva ao videoblog sobre o rival brasileiro e seu experiente técnico, Paulo Autuori. Mauro Cezar Pereira 23 Nov, 2020 Gustavo Grossi, CEO do River Plate , falou em entrevista exclusiva ao videloblog como foi o trabalho de recuperação após a dramática derrota para o Flamengo na final da Conmebol Libertadores de 2019. ASSISTA ao vídeo acima. Mauro Cezar Pereira 09 Nov, 2020 Mauro Cezar Pereira 04 Nov, 2020 Mauro Cezar Pereira 27 Oct, 2020 Mauro Cezar Pereira 25 Oct, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 13 Oct, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 07 Oct, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 30 Sep, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 01 Sep, 2020 Mauro Cezar Pereira 26 Aug, 2020 Argentino parece estar de malas prontas para deixar a Espanha, mas situação pode se estender por muito tempo na justiça. Mauro Cezar Pereira 25 Aug, 2020 Mauro Cezar Pereira 23 Aug, 2020 Mauro Cezar Pereira 19 Aug, 2020 Bayern está na final da Champions ESPN Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 18 Aug, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 18 Aug, 2020 Mauro Cezar: Flamengo fecha com Isla e vai insistir para tirar Guga do Atlético-MG ESPN Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 14 Aug, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 12 Aug, 2020 Mauro Cezar Pereira 12 Aug, 2020 O PSG perdia para a Atalanta até os 44 minutos do segundo tempo, mas conseguiu a virada no fim e se classificou para a semifinal da Champions League. Fonte: Mauro Cezar Pereira Mauro Cezar Pereira 12 Aug, 2020 Fonte: Mauro Cezar Pereira mais posts Loading.
Qual é o maior estádio de futebol do Brasil?
Além de ser o país do futebol, o Brasil é conhecido por ter uma das melhores arquiteturas e estruturas para receber jogos nos estádios em todo território nacional. Recentemente, e por conta da Copa do Mundo de 2014, muitos estádios passaram por grandes reformas para se tornarem verdadeiras arenas multiúsos, como no caso da Neo Química Arena, do Corinthians, e a Arena Pantanal, hoje casa do Cuiabá, por exemplo, para receber jogos, eventos privados ou shows.
- Futebol ao vivo ou quando quiser? Clique aqui e teste o DAZN grátis por um mês! Além disso, outras arenas também aparecem na lista como referências no futebol brasileiro em tecnologia e modernidade, como o Allianz Parque, a casa do Palmeiras;
Ainda assim, o maior palco do futebol brasileiro, até em termos de capacidade, continua sendo o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Com um novo gramado, o local recebe partidas do Flamengo, Fluminense e agora até da seleção brasileira, tendo capacidade para receber 78 mil pessoas.
Qual é o estádio de futebol mais bonito do Brasil?
Qual é o estádio mais bonito do Brasil 2020? – Neo Química Arena, estádio do Corinthians, é eleito o mais bonito do Brasil. Em eleição terminada nesta terça-feira (13), nas redes sociais do Esporte Interativo, a Neo Química Arena, do Corinthians, foi escolhida como o estádio mais bonito do país.
Tem jogo hoje no Maracanã?
Da RedaçãoPublicado em 16/07/2022 às 00:03. O Flamengo recebe o Coritiba neste sábado, 16, às 19h, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A partida é válida pela 17ª rodada do Brasileirão Série A.
Quanto foi o jogo do Flamengo ontem no Maracanã?
Classificação e Jogos –
- Libertadores
O Flamengo voltou a vencer o Corinthians na noite de hoje (9), desta vez por 1 a 0 no Maracanã, e assim garantiu sua classificação às semifinais da Libertadores. O jogo no Maracanã foi mais equilibrado do que a ida, mas o Rubro-negro controlou a partir do gol de Pedro e avançou sem muitos sustos. Somada aos 2 a 0 da ida , a vitória fechou o confronto com 3 a 0 no placar agregado. Classificado, o Flamengo segue vivo em três frentes e aguarda o confronto argentino entre Talleres e Vélez Sarsfield, amanhã (10), para conhecer o próximo adversário na Libertadores.